29/11/20
PUBLICIDADE
Personalidade

Arquitetas trazem dicas de como decorar corredores; confira

Gui Morelli
Gui Morelli - Nesse projeto, Ieda e Carina Korman optaram por transformá-lo na biblioteca da casa, valendo-se de uma bela estante.
Nesse projeto, Ieda e Carina Korman optaram por transformá-lo na biblioteca da casa, valendo-se de uma bela estante.


Um corredor precisa ser apenas um ambiente neutro? Apesar de passarmos por ele muitas vezes durante o dia sem nem perceber, a verdade é que o corredor é um cantinho que permite ousadia na decoração, principalmente por sua função. Por não ser um espaço de longa permanência e sim de transição, é possível apostar, sem medo, em cores, texturas e soluções diferenciadas. "Muito mais frequentado do que se imagina, o corredor não pode ser esquecido quando se decora uma casa. Ainda que estreito, ele pode trazer a personalidade de quem mora e se tornar memorável”, opina Ieda Korman. Ieda e Carina Korman, sua filha e sócia do Korman Arquitetos, separaram algumas dicas para criar uma decoração impactante para corredores.


Cuidado com as medidas
Corredores são, por via de regra, estreitos. Por isso, é sempre importante prestar atenção ao tamanho e disposição dos objetos, que não devem atrapalhar a passagem. "Apesar da pouca metragem, um corredor por se transformar em home office ou até biblioteca, por exemplo”, opina Ieda. Nesse caso, a marcenaria sob medida pode fazer toda a diferença, aproveitando ao máximo o espaço. Estantes, nichos e prateleiras levam funcionalidade para o espaço, que ganham uma nova utilidade.

Cores e texturas
Apostar em cores impactantes é uma ótima forma de atribuir personalidade para os corredores. "Uma dica é se valer da monocromia, muito em alta atualmente. Outra opção é escolher duas tonalidades – uma para as paredes laterais, outra para a parede de fundo e teto”, indica Carina Korman. O destaque da parede – ou porta – de fundo é capaz de causar um impacto visual, enquanto a cor diferenciada no teto confere a impressão de que o pé-direito é mais elevado.

Padronagens e texturas também podem ser exploradas sem medo, seja com um revestimento diferenciado, seja com papel de parede. "O papel de parede traz a facilidade de aplicação, podendo ser unido com outros itens de decoração, como quadros. Revestimentos tridimensionais, por outro lado, brincam com o efeito de luz e sombra e impelem a uma curiosidade ao toque”, opina Ieda Korman.

Espelhos
Uma forma elegante de revestir uma das paredes de um corredor é valer-se do espelho. "Ele confere sensação de amplitude para o espaço e, em alguns casos, também ajuda na iluminação do espaço”, diz a profissional, que também indica que um bom projeto de iluminação é essencial para esse tipo de ambiente. "É possível se valer de recortes no gesso, por exemplo, criando uma iluminação diferenciada”.

Obras de arte

Gui Morelli
Gui Morelli - Seja no projeto de um apartamento, em Higienópolis, ou em uma casa histórica, na Bahia, obras de arte levam personalidade.
Seja no projeto de um apartamento, em Higienópolis, ou em uma casa histórica, na Bahia, obras de arte levam personalidade.


Por fim, corredores podem se transformar em galeria de arte. "Fáceis de criar e cheias de personalidade, a gallery wall é uma das formas mais divertidas de se decorar um corredor”, opina Carina. Nesse caso, a parede pode ser neutra, dando destaque para as obras de arte, colagens ou fotografias. Uma bela escultura, alocada no fundo do corredor, também pode dar destaque, atraindo os olhares.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Vai perder essas dicas?

Dicas para aproveitar os cantinhos difíceis da casa

27 NOV 2020 às 17h44
Vem aprender!

Saiba como impedir a entrada de mosquitos na residência

27 NOV 2020 às 14h00
Faça você mesmo!

Dicas para decorar seu quarto gastando pouco

26 NOV 2020 às 13h44
Na hora da dúvida

Arquiteta tira dúvidas e explica como escolher entre cortina ou persianas

26 NOV 2020 às 12h59
Tire suas dúvidas!

Dicas para equipar a área molhada do banheiro

25 NOV 2020 às 14h47
Confira!

MON leva exposição de Vilanova Artigas a Ponta Grossa, num projeto de itinerância

24 NOV 2020 às 17h29
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados