Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estilo de cada ambiente

Arquitetos ensinam a escolher o piso ideal para a casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 jun 2021 às 17:17
- Gui Morelli
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na hora de reformar e construir, um tópico que gera muitas dúvidas é a escolha do piso ideal – isso porque essa decisão vai muito além da estética. Para ajudar, as arquitetas Ieda e Carina Korman, a frente do escritório Korman Arquitetos, reuniram diversas dicas para eleger o piso corretamente.


De olho no estilo

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo as profissionais, entender o estilo da casa é essencial para a melhor escolha do piso. "O pavimento deve seguir a arquitetura da casa, seja ela mais moderna ou clássica. O estilo de vida do morador também interfere diretamente na escolha do piso”, aponta Ieda Korman. Para casas mais coloniais, as arquitetas indicam tábuas de madeira mais largas e mármores clássicos. Agora, para ambientes modernos, o cimento queimado é uma ótima opção, assim como o porcelanato, que reúne toda tecnologia com uma versatilidade estética. "Prefira sempre materiais atemporais, que não sejam datados. Pisos não são trocados constantemente, portanto cuidado com tendências”, alerta Ieda Korman.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Além do estilo do imóvel, a escolha do piso deve ser muito baseada no lifestyle de cada um. "Casas com pet, por exemplo precisam de um piso prático, resistente e que não escorregue, como o porcelanato”, indicam as profissionais do Korman Arquitetos. O mesmo é válido para casas com crianças ou idosos, que necessitam de um cuidado maior para evitar acidentes domésticos.

Publicidade


Necessidades dos ambientes


Mais do que a estética, o piso ideal deve levar em consideração a necessidade específica de cada ambiente – especialmente quando se fala de áreas molhadas, que pedem por pavimentos com maior coeficiente de atrito, que não escorregam e atendem às normas de desempenho. "A atenção especial fica para banheiros, cozinhas e áreas externas, que devem receber pisos resistentes e fáceis de limpar”, diz Ieda Korman. Uma sugestão da profissional são porcelanatos antiderrapantes. "Para cozinhas, opte ainda por um piso que não seja rugoso, para não acumular gordura”, indica.

Publicidade


Já para os ambientes de estar, a escolha é mais baseada na frequência de uso do espaço. "Se for uma casa de anfitrião, com muita circulação, a praticidade de pisos vinílicos e porcelanatos é uma aliada”, dizem as profissionais do Korman Arquitetos. O material e estética, porém, varia de acordo com o estilo de todo o projeto – como o mármore para casas mais clássicas e sofisticadas, madeira para lares aconchegantes e cimentício para ambientes urbanos e modernos.


Nos quartos, por sua vez, aconchego é a palavra-chave. "Pisos madeirados aquecem e são perfeitos para as áreas mais intimistas, garantindo conforto térmico”, aposta Ieda Korman.

Publicidade


Cuidados com ambientes integrados


Tendência, os apartamentos integrados pedem por uma escolha cuidadosa dos pisos, especialmente quando se fala de ambientes conectados, mas com diferentes necessidades de uso. "Quando se tem uma cozinha integrada com a sala, por exemplo, o correto é coordenar os pisos dos dois espaços. Existem diversas opções de materiais, como o porcelanato, que apresentam linhas com a mesma estética, mas performance variada”, explica a arquiteta. Assim, é possível optar por uma peça antiderrapante na cozinha, por exemplo, e sua variação polida no living, garantindo integração visual.


Atenção com áreas externas

Por fim, o piso para área externa costumeiramente está relacionado com materiais naturais – como pedras, cerâmicas antiderrapantes, tijolos, reforçando uma estética rústica e aconchegante. "A escolha deve ainda levar em consideração as características do espaço, como uma área externa recoberta ou não”, diz Ieda Korman. Para áreas descobertas, o piso antiderrapante é essencial, especialmente para garantir segurança nos dias de chuva. Áreas com churrasqueira pedem também por materiais de fácil limpeza, para praticidade cotidiana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade