Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja as dicas

Churrasqueira em apartamento? Aprenda a não errar na escolha

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 ago 2020 às 15:03
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Foi-se o tempo que o prazer de ter uma churrasqueira era reservado apenas para quem habita em casas. É fato que um quintal com uma varanda externa – e com até mesmo alguma parte aberta –, proporciona mais liberdade no preparo de um churrasco especial para apreciar em família ou entre amigos (quando o momento assim nos permitir). Com esse cenário, ficam as questões: e para as pessoas que moram um apartamento? Como ter a mesma – ou semelhante – alegria? Quais são os critérios?


Para instalar uma churrasqueira em apartamento, basicamente o imóvel precisa de um shaft, um duto de fumaça e dispor das condições para a colocação de acordo com as normas do condomínio. As orientações são dos arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, sócios no escritório Andrade & Mello Arquitetura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Experientes no processo, os profissionais explicam que a escolha entre os modelos disponíveis no mercado: carvão, gás ou eletricidade vai de encontro com as especificidades do local ou mesmo os desejos dos moradores. "Além disso, de nada adianta ter uma churrasqueira sem um espaço, geralmente uma bancada, para o manuseio e preparo das carnes”, fala Renato.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


A dupla é enfática em destacar a importância de contratar profissionais que entendam do assunto para tomar as decisões que envolvam a obra e orientações para a instalação. "Desejamos sempre um final feliz depois de tudo pronto”, relata Érika.

Publicidade


Confira o passo a passo preparado pelos dois:


1. Espaço disponível

Publicidade


O ponto de partida é verificar o espaço disponível para a instalação do equipamento, além da coifa, dutos ou chaminés para a exaustão da fumaça. Com essa decisão, os arquitetos têm os requisitos ideais para definir o modelo da churrasqueira e o layout da varanda. "Sem a devida atenção com a parte técnica, nada feito. Em edifícios, é estritamente proibido que a fumaça saia pelas janelas, mesmo que pela própria varanda”, explica Erika.


Na definição da varanda, é preciso pensar também em estrutura que propicie conforto e funcionalidade, como uma bancada com pia para a preparação dos alimentos, armários e uma área para circulação do churrasqueiro.

Publicidade



2. Modelos disponíveis


Renato enfatiza que, embora os modelos com carvão sejam os mais tradicionais e sonhados pelos clientes, as versões a gás têm conquistado a simpatia em função da rapidez para assar as carnes, eficiência e praticidade para limpar. Entretanto, a resolução implica na necessidade de uma rede de gás, seja natural ou botijão, e um ponto de elétrica, já que a tubulação precisa ser adaptada no piso ou na parede. "E não podemos nos esquecer que, antes de iniciar a obra, precisamos da autorização do condomínio”, lembra Érika. Por fim, na impossibilidade de optar por carvão ou gás, é possível contar com as churrasqueiras elétricas e as portáteis.

Publicidade



3. Duto e chaminé


A estrutura e dimensões do duto, que pode ser de alvenaria ou metal, podem variar de acordo com o tamanho da coifa. A exaustão da fumaça pode ser acontecer de forma natural, com uma chaminé de, no mínimo, 2m de altura, ou a forçada, com o auxílio de equipamentos.

Publicidade



4. Revestimentos


Na bancada, os profissionais indicam materiais resistentes às manchas que ocorrem pelo sangue da carne ou carvão, ou os riscos com pontas de facas, espetos ou grelhas. Soma-se aos critérios a solidez, especialmente para a variação e temperatura com a churrasqueira próxima do espaço de trabalho.

Publicidade


O local de churrasco acaba sujando muito fácil, por isso a preferência se dá por revestimentos de parede e piso que ofereçam facilidade para limpeza.



Confira alguns exemplos de projetos da dupla!


Divulgação
Divulgação


O painel ripado de madeira tem duas formas de usar: a primeira é fechado, reforçando a atmosfera de aconchego no ambiente, e aberto, mostrando a parte do bar e churrasqueira. A escolha do revestimento de parede se deu pela estampa delicada, feliz e tropical.


Divulgação
Divulgação


Os moradores acreditam no conceito "aqui dentro e lá fora”. Portanto, entre a varanda gourmet e a sala de estar existe o livre arbítrio de integrar ou, em momentos pontuais, isolar os espaços com a porta de correr que mantém a particularidade de cada cantinho.


Divulgação
Divulgação

Ambiente queridinho dos moradores, que amam apreciar a vista externa do apartamento, a varanda apresentava um ‘porém’ para a reforma. Por conta das regras do condomínio, que não permitiam a substituição do revestimento, Renato e Erika apostaram forte na decoração: a mesa com oito lugares e espaço gourmet com churrasqueira ganhou o coração da família e dos amigos que os visitam com frequência, já que, por conta do seu envidraçamento, pode ser usufruída o ano inteiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade