Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tonalidade queridinha

Cinco dicas para decorar com o preto fosco

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 mai 2021 às 16:54
- Divulgação/ Marco Antônio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sofisticada, imponente e clássica, a cor preta sempre foi uma das queridinhas no décor. Seja qual for o ambiente, essa tonalidade se destaca pela versatilidade, uma vez que ela se adapta aos diferentes estilos de decoração e possibilita as mais diversas combinações entre acabamentos, materiais e texturas.


Apesar de consolidada há muito tempo, uma nova tendência que vem ganhando espaço em projetos de interiores é utilizar essa cor no acabamento fosco nos móveis, eletrodomésticos, metais e revestimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para acertar nessa tonalidade no projeto e deixá-lo muito mais elegante e cheio de personalidade, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados. Confira abaixo 4 dicas para acertar na decoração com preto fosco nos diferentes cômodos da casa:

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Defina o estilo de decoração do projeto

Publicidade


O preto fosco pode ser adaptado na maioria das propostas de decoração. Embora seja versátil a esse ponto, só é possível explorar ao máximo os benefícios desse acabamento se você o encaixar dentro do estilo que o projeto irá seguir; do contrário, pode parecer um elemento isolado ou escolhido aleatoriamente.


"Normalmente, cozinhas e banheiros trazem o preto fosco associado a uma decoração mais contemporânea, no entanto, é possível explorar esse tom atrelado a uma proposta clássica, rústica ou industrial – as combinações com os outros elementos é que vão ditar a aproximação com este ou aquele estilo”, afirma a arquiteta Bárbara Dundes.

Publicidade


Atenção ao tamanho do ambiente


Um cuidado importante ao adicionar o preto fosco no projeto é levar em conta o tamanho do ambiente. Cômodos amplos e com alta incidência de luz natural podem explorar a tonalidade com mais liberdade, do revestimento a grandes móveis.

Publicidade


Em pequenos espaços, o cuidado na hora de utilizar esse acabamento deve ser um pouco maior, uma vez que cores escuras costumam causar a sensação de encolhimento – o que é indesejável quando a metragem já não é das maiores.


"Se o ambiente for pequeno, uma dica é explorar o preto contrastado às cores neutras e utilizar um piso de tonalidade mais clara. Além disso, é bom evitar que o preto seja o protagonista absoluto do espaço, deixando o destaque para os detalhes”, orienta Dundes.

Publicidade


Banheiros com personalidade


O preto fosco vai muito bem em banheiros, sobretudo quando aplicado em puxadores, objetos decorativos, perfis, metais e acessórios em geral, formando um conjunto que se sobressai no ambiente.

Publicidade


"Hoje é possível encontrar uma grande variedade torneiras, misturadores e duchas nessa cor, além de acessórios como saboneteiras, toalheiros, papeleiras, porta-shampoos, acabamentos para registros e até complementos como válvulas de escoamento para criar o maior número de combinações possíveis”, explica Melissa Rossini, gerente de marketing e relacionamento da Fani Metais e Acessórios. "O preto fosco é uma cor elegante e clássica que combina com tudo. É uma opção muito interessante porque é uma das cores mais procuradas do portfólio. Ele ressalta a personalidade do ambiente e realmente consegue transformar qualquer banheiro”, completa.


Invista na iluminação

Publicidade


Uma das características do preto fosco é justamente ser um contraponto às peças brilhantes e polidas, um acabamento discreto para chamar a atenção mais pelo design e as combinações possíveis do que pelo brilho em si.


No entanto, para não deixar a atmosfera muito sóbria e carregada com essa tonalidade, outra dica importante é dar atenção especial a iluminação do projeto. Invista na combinação de diferentes produtos e evite que o cômodo tenha pontos com sombra.


"Durante o dia, a principal aliada deve ser a luz natural por meio de grandes janelas. Se não for possível, aposte na integração entre os ambientes ou utilize espelhos posicionados de frente aos pontos de claridade, o que irá garantir uma maior sensação de amplitude no local”, orienta Dundes.


Explore texturas


Ao escolher diversos itens numa cor mais escura, é natural que o ambiente fique um pouco mais sóbrio. Para proporcionar mais acolhimento e/ou associá-lo a um estilo rústico, uma excelente aposta é incluir materiais de diferentes texturas combinadas ao preto fosco.

"O preto é perfeito para um projeto que utiliza a textura da madeira, mas é importante ficar atento à tonalidade da madeira: escuras ou médias podem reforçar a questão da sobriedade, logo, escolha tons claros para criar uma atmosfera leve e contrastante”, completa Dundes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade