Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Casa quentinha

Cinco dicas para se ter uma casa protegida do frio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 jul 2021 às 17:35
- Gui Morelli
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando as temperaturas baixam, é uma delícia ter um lar quentinho e aconchegante para se abrigar. Mas para garantir uma casa com perfeito conforto térmico, alguns cuidados devem sempre ser tomados - seja na hora da construção, seja no momento da decoração. "Diversos detalhes fazem a diferença para que a casa esteja protegida do frio. O posicionamento do imóvel no terreno e a escolha de bons materiais são apenas alguns exemplos que devem ser observados durante a obra", diz Ieda Korman, profissional a frente do escritório Korman Arquitetos.


Cuidados na hora de construir

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a arquiteta Ieda Korman, o primeiro passo para se ter uma casa com bom conforto térmico é o de escolher seu posicionamento correto no terreno. "Para isso, consideramos a incidência do sol, garantindo que os dormitórios recebam luz durante as manhãs", diz a arquiteta. No Brasil, isso significa que eles devem ficar voltados para a face norte, uma vez que fachadas direcionadas para o sul serão menos ensolaradas e, portanto, mais frias. "Considerar também os ventos é importante, prevendo boas esquadrias e brises", complementa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Pensar na localização e boa vedação de portas e janelas também é essencial. "Uma esquadria bem feita definitivamente deixará o ambiente mais aquecido. Nesse caso, a escolha correta do material faz toda a diferença", afirma Ieda Korman. As esquadrias de PVC e madeira são ótimas para conforto térmico, e o vidro duplo é a pedida para manter o ar gelado do lado de fora.

Publicidade


Por fim, a profissional do Korman Arquitetos pede por uma atenção especial para os materiais dos pisos e paredes. "Paredes mais grossas e de tijolos de barro são a melhor opção para manter a casa aquecida", afirma Ieda Korman. É possível também pensar em um contrapiso com aquecimento elétrico, distribuindo o calor de forma uniforme pelos ambientes. "No acabamento, a madeira é a nossa queridinha, pois é um isolante térmico natural, bela e aconchegante", afirma.


Cuidados ao reformar ou decorar

Publicidade


Para aqueles que já possuem uma casa construída e ainda assim desejam aquecê-la para os dias mais frios, existem diversos truques e soluções simples. "Investir em tapetes, cortinas e carpetes é uma solução prática, pois são fáceis de instalar e podem ser especificados em tecidos aconchegantes", opina Ieda Korman. No inverno, optar sempre por tapetes mais espessos e felpudos garantem uma pisada mais confortável. As cortinas mais encorpadas também são ótimas aliadas, evitando a perda do calor.


"Os tecidos aconchegantes também podem aparecer em mantas e peseiras, que devem estar dispostas sobre as camas, poltronas e sofás". No décor, tirar dos armários as almofadas mais felpudas ou de tricot, por exemplo, também são uma forma de trazer aconchego. "Elas fazem com que a casa fique com uma sensação mais aquecida e confortável", diz a profissional.

Para aqueles que podem investir, uma lareira é sempre uma boa pedida para aquecer os lares. "Atualmente existem modelos portáteis e ecológicos, de fácil instalação", indica a arquiteta. "Nesse caso, mude a configuração dos mobiliários, deixando-os mais próximos do fogo", complementa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade