Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Maior conforto

Cinema em casa: confira oito dicas para iluminar a sala de TV

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 jun 2021 às 14:35
- Emerson Rodrigues
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja para assistir filmes numa plataforma de streaming, o último capítulo da novela preferida, os Jogos Olímpicos, ou uma partida do Campeonato Brasileiro, a televisão continua sendo a melhor amiga das famílias, não é mesmo? Não há nada melhor que reunir todo mundo para se divertir com essas atrações. Para que a sala de TV se torne ainda melhor, ficar atento a alguns detalhes de sua iluminação são essenciais. Por isso, a megastore Yamamura separou algumas dicas incríveis para ajudar!


1. Temperatura de Cor

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Utilize a temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e lâmpadas de menor intensidade para garantir um maior conforto visual, além da sensação gostosa de aconchego.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


2. Posicionamento

Publicidade


Dê preferência à instalação de peças de iluminação nas laterais de paredes, do teto ou do piso para tornar o espaço mais agradável.


3. Tipo de Luz

Publicidade


A recomendação da Yamamura é optar, sempre que possível, pela luz indireta (ou seja, aquela em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha de forma mais leve). Evite qualquer tipo de luz direta, principalmente em cima do sofá, das pessoas, ou em frente à TV, para evitar o ofuscamento, reflexos e desconforto.


4. Qual peça utilizar?

Publicidade


Entre as peças mais indicadas para o ambiente estão plafons discretos, trilhos com spots direcionáveis, arandelas, pequenos pendentes nas laterais dos sofás ou poltronas, além de luminárias de piso charmosas.


5. Iluminação secundária

Publicidade


Para melhorar a experiência, deixe circuitos separados entre as iluminações centrais e as secundárias do espaço. A luz principal, representada no ambiente em sua maioria por plafons, é mais utilizada como iluminação geral, e para que o local fique com um aspecto mais cenográfico, mais escuro e aconchegante, apropriado para o momento, aposte em luzes acesas menos intensas nas laterais, como pequenos spots e arandelas, ou abajures e luminárias de piso ao lado do sofá e poltronas.


6. Dimerização e Automação

Publicidade


Para quem prefere versatilidade, ou divide a sala de TV com outros ambientes da casa, a dimerização (regulagem da intensidade da luz) ou a automação podem ser boas pedidas, por meio de peças específicas com essa função.


A Yamamura indica, por exemplo, a linha Philips Hue. Trata-se de um sistema de iluminação inteligente, composto por lâmpadas, luminárias e fitas de LED, que podem ser acionados por meio do aplicativo Philips Hue Bluetooth, do próprio smartphone. Assim, é possível realizar tanto a dimerização com temperaturas de cor que variam entre âmbar (2000K) a branco frio (6500K), podendo ser utilizada também como RGB. O aplicativo também disponibiliza de cenas programadas para transformar o ambiente.

Publicidade


7. Cenografia


Que tal criar um ambiente cenográfico? Para isso, evidencie alguns detalhes da decoração, como texturas, prateleiras ou objetos decorativos. Para criar esse efeito, nos cantinhos que deseja valorizar, instale spots com trilhos direcionáveis ou perfis ou fitas de led em nichos.


8. Dica dos arquitetos

Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura também dão algumas dicas com base em seus projetos. "Indicamos uma iluminação lateral e indireta para esse ambiente. Não é bom que a luminária fique atrás do telespectador, pois provavelmente irá refletir na TV. Também é interessante regular a intensidade da luz enquanto as pessoas assistem a um filme, pois com certeza a experiência ficará melhor”, afirmam.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade