Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote essas dicas

Com juros baixos, compra de imóveis cresce; saiba como conseguir um financiamento habitacional

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 jun 2021 às 09:38
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde 2020, as condições para comprar imóveis melhoraram, apesar da crise causada pela pandemia que atingiu toda a população brasileira. Atualmente, a situação segue demonstrando vantagens para quem deseja entrar em um financiamento imobiliário, e o fator responsável por isso é a queda nos juros, que derrubou consigo os custos de crédito imobiliário e reaqueceu o setor imobiliário e da construção civil.


O entusiasmo dos brasileiros com essas condições foi registrado pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), que informa que o número de financiamentos concedidos nos últimos meses bateu recordes e deve continuar crescendo – a expectativa é de que a alta até o fim do ano seja de 40%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por onde começar para conseguir um financiamento?

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Em primeiro lugar, há algumas regras que quem pretende pedir um financiamento precisa saber para analisar se está dentro do perfil para fazer o requerimento e se é possível arcar com as parcelas.

Publicidade


Os dois principais pontos, baseados na atuação da maioria dos bancos, que devem ser levados em consideração são: o valor de entrada, que precisa ser equivalente a, pelo menos, 10% a 20% do valor do imóvel, e o valor das parcelas, que não podem comprometer mais do que 20% a 30% da renda familiar.


Outra questão que está diretamente relacionada às chances de ter boas condições de financiamento aprovadas pelo banco escolhido para esse processo é o score de crédito, isto é, os pontos que indicam o quão bom pagador cada consumidor é baseado em seu histórico de compras. Esse dado é consultado pelos bancos para analisar se o requerente está apto ou não a arcar com uma grande dívida.

Publicidade


É possível consultar os próprios pontos no site da Serasa e, caso eles estejam baixos, é necessário estar informado sobre quanto tempo demora para aumentar o score e quais as boas práticas que ajudam a aumentá-lo.


Depois da análise da própria situação financeira, é hora de partir para as etapas práticas.

Publicidade


1 - Proposta de financiamento


Neste momento, deve ser negociado, junto ao banco escolhido e dentro das opções ofertadas por ele, o plano de financiamento e suas condições. Depois disso, todos os dados pedidos pelo banco devem ser enviados para análise. Essa etapa exige muita atenção aos termos e à documentação, já que todos os detalhes são necessários para que o processo seja mais rápido.

Publicidade


2 - A análise é feita pelo banco


Aqui, todas as informações cedidas serão analisadas pelos agentes financeiros, como renda declarada, score de crédito, características do imóvel, entre outras – tudo isso para garantir a segurança do contratante, assim como a do banco.

Publicidade


3 - Visita técnica ao imóvel


Esta é a fase na qual agentes financeiros visitam o imóvel uma ou mais vezes junto de um engenheiro e o comprador, para garantir que o valor que será pago está de acordo com o valor de mercado e as condições da moradia.

Publicidade


4 - Oficialização do contrato


As visitas são a última parte que compõe os requisitos para o processo de aprovação da proposta de financiamento. Sendo assim, se o cliente e o imóvel estão dentro do que é pedido pelo banco, o contrato pode ser emitido e uma data marcada para a assinatura e registo do mesmo em cartório.

Depois disso, os valores para o pagamento da casa ou do apartamento são liberados, geralmente, em conta corrente em até cinco dias úteis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade