03/08/21
PUBLICIDADE
Anote essas dicas

Com juros baixos, compra de imóveis cresce; saiba como conseguir um financiamento habitacional

iStock
iStock


Desde 2020, as condições para comprar imóveis melhoraram, apesar da crise causada pela pandemia que atingiu toda a população brasileira. Atualmente, a situação segue demonstrando vantagens para quem deseja entrar em um financiamento imobiliário, e o fator responsável por isso é a queda nos juros, que derrubou consigo os custos de crédito imobiliário e reaqueceu o setor imobiliário e da construção civil.

O entusiasmo dos brasileiros com essas condições foi registrado pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), que informa que o número de financiamentos concedidos nos últimos meses bateu recordes e deve continuar crescendo – a expectativa é de que a alta até o fim do ano seja de 40%.

Por onde começar para conseguir um financiamento?

Em primeiro lugar, há algumas regras que quem pretende pedir um financiamento precisa saber para analisar se está dentro do perfil para fazer o requerimento e se é possível arcar com as parcelas.

Os dois principais pontos, baseados na atuação da maioria dos bancos, que devem ser levados em consideração são: o valor de entrada, que precisa ser equivalente a, pelo menos, 10% a 20% do valor do imóvel, e o valor das parcelas, que não podem comprometer mais do que 20% a 30% da renda familiar.

Outra questão que está diretamente relacionada às chances de ter boas condições de financiamento aprovadas pelo banco escolhido para esse processo é o score de crédito, isto é, os pontos que indicam o quão bom pagador cada consumidor é baseado em seu histórico de compras. Esse dado é consultado pelos bancos para analisar se o requerente está apto ou não a arcar com uma grande dívida.

É possível consultar os próprios pontos no site da Serasa e, caso eles estejam baixos, é necessário estar informado sobre quanto tempo demora para aumentar o score e quais as boas práticas que ajudam a aumentá-lo.

Depois da análise da própria situação financeira, é hora de partir para as etapas práticas.

1 - Proposta de financiamento

Neste momento, deve ser negociado, junto ao banco escolhido e dentro das opções ofertadas por ele, o plano de financiamento e suas condições. Depois disso, todos os dados pedidos pelo banco devem ser enviados para análise. Essa etapa exige muita atenção aos termos e à documentação, já que todos os detalhes são necessários para que o processo seja mais rápido.

2 - A análise é feita pelo banco

Aqui, todas as informações cedidas serão analisadas pelos agentes financeiros, como renda declarada, score de crédito, características do imóvel, entre outras – tudo isso para garantir a segurança do contratante, assim como a do banco.

3 - Visita técnica ao imóvel

Esta é a fase na qual agentes financeiros visitam o imóvel uma ou mais vezes junto de um engenheiro e o comprador, para garantir que o valor que será pago está de acordo com o valor de mercado e as condições da moradia.

4 - Oficialização do contrato

As visitas são a última parte que compõe os requisitos para o processo de aprovação da proposta de financiamento. Sendo assim, se o cliente e o imóvel estão dentro do que é pedido pelo banco, o contrato pode ser emitido e uma data marcada para a assinatura e registo do mesmo em cartório.

Depois disso, os valores para o pagamento da casa ou do apartamento são liberados, geralmente, em conta corrente em até cinco dias úteis.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
Continue lendo
Chega de passar frio

Aprenda a fazer uma lareira ecológica para aquecer sua casa nos dias frios

03 AGO 2021 às 16h41
Qual o melhor para sua casa?

Entenda as diferenças entre piso vinílico colado e clicado

02 AGO 2021 às 14h54
Cansado do frio?

Casa quentinha: confira cinco dicas de isolamento térmico

30 JUL 2021 às 16h27
Natureza em casa

Pensando em montar um jardim de inverno? Saiba por onde começar

29 JUL 2021 às 15h11
Sem reforma!

Como decorar uma casa alugada? Quatro dicas para você explorar

28 JUL 2021 às 15h12
Casa pequena?

Dicas para ampliar seu ambiente com espelhos

27 JUL 2021 às 15h43
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados