Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Isolamento acústico

Como diminuir os ruídos internos e sons provenientes do lado externo da casa?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 mai 2021 às 16:54
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Antes de definir os materiais que assegurarão as performances de conforto acústico em casas, apartamentos ou escritórios, o profissional de arquitetura precisa avaliar o contexto do imóvel, tomar conhecimento dos elementos utilizados na construção, realizar as medições, examinar as necessidades e, sobretudo, as condições de incômodo para os moradores. "Esse estudo é primordial. O isolamento acústico melhora significativamente a qualidade de vida. Ao suavizar e, até mesmo, bloquear os barulhos inconvenientes, contribuímos para a melhoria do nível de concentração, além da diminuição do estresse e o cansaço mental, criando um espaço mais relaxante”, ressalta Fernanda. "Também devemos reputar que a proteção ao som também gera mais privacidade, já que os vizinhos não ouvirão o que você faz dentro da sua casa”, complementa.


A escolha dos revestimentos ajuda positivamente para o isolamento. Nesse quesito, a arquiteta sugere evitar materiais que ecoam o som, como revestimentos cerâmicos e porcelanatos. Em cômodos que demandam uma atenção especial, o melhor caminho é apostar em elementos como pisos de madeira, laminado com manta acústica, vinílico ou carpetes, que além da questão sonora, agregam um acabamento bastante elegante. Passando para o teto, o forro de gesso pode ser executado com lã de rocha ou de vidro, favorecendo a absorção acústica, e podem ser encontradas nos formatos placas ou mantas. "O forro mineral e o painel de espuma acústica, muito empregados em estúdios de gravação, também podem fazer parte do contexto residencial que estamos trabalhando”, detalha a profissional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em casas e, principalmente em apartamentos que estão passando por reforma, o recomendado é a utilização de argamassa termoacústica que, segundo o fabricante, ajuda a reduzir em até 40dB (decibel) o barulho para o vizinho da laje inferior. O uso de manta acústica, dependendo do material, pode provocar resultado semelhante. Investir em janelas e portas especiais também aplacam o som que vem de fora, diminuindo a intensidade do som proveniente do lado de fora. "O mesmo acontece também no sentido inverso”, refere-se Fernanda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Para quem não pretende realizar grandes alterações, algumas ações práticas realizadas pelos moradores podem cooperar para o bem-estar acústico. Nas paredes, o uso de mural de cortiça auxilia na absorção de ruídos, como também pode exercer a função decorativa ao receber fotos. Outros itens do décor, como tapetes, carpetes, cortinas, almofadas e mantas com tecidos felpudos e macios deixam o ambiente aconchegante e, na somatória, exercem sua contribuição na busca por aliviar o incômodo com o barulho.


O mobiliário também é outro aliado, uma vez que a onda sonora, quando ultrapassa a densidade do material (como a madeira maciça, por exemplo), absorve, perde a intensidade e chega do outro lado um pouco mais ‘fraca’. Sofás no estilo poltrona e outros tipos de estofados são eficazes para absorver o som emitido. "Todos os elementos, posicionados de forma estratégica, podem prover bons resultados. Analisamos as propriedades caso a caso”, explana a arquiteta.

Para a arquiteta, não adianta incorporar materiais com características para o isolamento acústico, sem antes realizar o projeto e o cálculo com um profissional especializado. Também não se deve deixar frestas e espaços em portas, janelas e outros vãos por onde o som possa escapar. Fugir das pegadinhas é outro alerta. "Falamos que a madeira pode aliviar os sons dentro do ambiente, mas no piso, ele pode propagar o barulho proveniente de um salto e resultar em momentos muito incômodos para o vizinho que divide a mesma laje”, adverte. "O segredo é incorporar no projeto produtos adequados para cada cômodo, sempre contando com mão de obra especializada e com materiais de boa qualidade. Por fim, o orçamento do cliente é quem nos indica até onde podemos seguir nas ações de isolamento. Alguns projetos, a depender da situação, podem apresentar valores bastante significativos”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade