15/07/20
24º/16ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Com muito aconchego

Como montar o cantinho dos livros para os pequenos

Estimular a leitura desde os primeiros anos de vida traz inúmeros benefícios para a criançada. Além do estímulo à linguagem - tanto oral, quanto escrita -, esse momento em família fortalece a interação e o vínculo entre pais e filhos, aumenta o repertório cultural dos pequenos, a criatividade, a compreensão, o armazenamento de informações e o resgate de memórias passadas.

Pensando em contribuir ainda mais no estímulo ao gosto por livros na primeira infância, confira algumas dicas para transformar um simples espaço em casa em um ótimo cantinho da leitura.


Escolha um espaço

O primeiro passo é reservar um local adequado em casa. Pode ser um canto da sala que esteja sobrando, ou até mesmo uma parede vazia. Você poderá adequar seu projeto ao espaço que tem disponível.

Abuse da criatividade!

Monte prateleiras e estantes acessíveis às mãozinhas do seu pequeno. Existem algumas movelarias que comercializam estantes em tamanhos adequados, mas com criatividade vocês mesmos podem confeccionar uma. O importante é que a criança consiga manusear, sentir e tocar nos livros.

Crie um ambiente aconchegante

Não precisa de luxo. Um ambiente bem iluminado e algumas almofadas, tapetes ou puffs vão deixar o cantinho da leitura bem mais gostoso e aconchegante para se espalhar entre histórias e aventuras!

Aposte na curadoria do conteúdo

É importante uma seleção de livros adequada à fase da criança. Ela precisa ser acessível ao seu entendimento e explorar sua evolução de maneira prazerosa. É necessário também que se conheça as preferências da criança - observando o pequeno no seu dia-a-dia você poderá ter indícios claros das suas preferências literárias. Hoje também existe no mercado a opção dos clubes de leitura, que conta com uma equipe especializada no assunto e que seleciona livros adequados ao perfil de cada pequeno.

Organize os livros com seu filho

Defina uma maneira de organizar os títulos. Pode ser por gênero, autor, ordem alfabética, o que vocês acharem mais fácil! Seu filho também pode participar da organização, o que despertará ainda mais sua curiosidade.

Quantidade de livros

Não é necessário que se defina um número exato de títulos presentes na biblioteca do seu pequeno. É necessário que ele entre em contato com diferentes tipos de obras literárias e que esse contato esteja vinculado a uma rotina.

Novidades

Outro ponto muito importante é que esses títulos precisam ser renovados com uma frequência. Uma boa pedida é reservar dias para visitas a livrarias e/ou assinar um clube de livros infantis e até, levar os pequenos ao sebo para escolherem o que querem. Ensinar seu filho a trocar livros e que eles são objetos não descartáveis, que podem agradar a outra criança e incentivar o consumo de livros usados é sempre uma boa.
Redação Bonde com Assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Entenda
Síndico sugere regras para a retomada dos condomínios comerciais
14 JUL 2020 às 14h46
Medidas simples
Consumo consciente: 5 dicas para evitar o desperdício de energia elétrica!
13 JUL 2020 às 15h12
Entenda o motivo
Porteiros são essenciais para o condomínio na prevenção à Covid-19
13 JUL 2020 às 14h43
Pandemia
Crise criou novas oportunidades para compra e aluguel de imóveis, revela especialista
10 JUL 2020 às 17h15
Quatro motivos
Por que agora é a melhor época para investir em energia solar?
09 JUL 2020 às 17h57
Entenda
Home office: uma cadeira confortável faz mesmo diferença?
09 JUL 2020 às 17h44
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados