Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Crise hídrica

Como reduzir o consumo de água e, ainda, economizar no bolso

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 ago 2021 às 16:08
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a escassez das chuvas, economizar água é uma das principais preocupações na atualidade. A crise hídrica desperta nos brasileiros o alerta para um possível racionamento de água. O aumento das tarifas nas contas de água e energia se tornou realidade e impulsiona, ainda mais, novas medidas que evitem o desperdício do recurso.


"É importante que as pessoas saibam que, além da mudança de hábitos simples, como banhos menos demorados e desligar a torneira ao escovar dentes e ao lavar a louça, optar por dispositivos hidráulicos econômicos para o banheiro, cozinha e jardim são grandes aliados contra o desperdício”, comenta Oswaldo Freire, gerente de mercado das categorias de louças e metais da Telhanorte Tumelero.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pensando em contribuir para a melhoria desse cenário, o especialista apresenta orientações para evitar o desperdício no dia a dia, além de oferecer opções de produtos ecoeficientes, que promovem o consumo racional e consciente da água.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Para o banheiro: Um banho de 15 a 20 minutos gasta em média de 95 a 180 litros de água. Para evitar o desperdício, a dica é desligar o chuveiro quando estiver se ensaboando, bem como diminuir o tempo de permanência no banho. Facilmente encontrada no mercado, as duchas com redutor ou restritor de vazão economizam até 80% de água. O dispositivo também pode ser adquirido para instalação em duchas diversas.

Publicidade


Outra dica está relacionada à escolha da descarga. Uma válvula de vaso sanitário é capaz de consumir até 20 litros de água em uma única vez, quando acionada por muito tempo. Para evitar esse desperdício, é necessário apertar a descarga apenas o tempo necessário. "Atualmente, também é possível recorrer a vários tipos de produtos economizadores como as bacias com caixas acopladas com sistema Dual Flush de dois fluxos de descarga, de 3 e 6 litros, ou válvulas que restringem o fluxo em apenas 6 litros, independente do tempo de acionamento”, ressalta Freire.


Mais um ponto de atenção é em relação ao momento de escovar os dentes. Esquecer a torneira aberta enquanto escova pode acarretar o desperdício de 25 litros de água. Por isso, é muito importante abrir a torneira após a escovação, além de utilizar torneiras economizadoras. Um modelo ideal para o banheiro são as torneiras com acionamento automático.


Para a cozinha: Na preparação dos alimentos e na lavagem de louças, deixar a torneira aberta o tempo todo é sinônimo de desperdício. Neste caso, a torneira pode gastar aproximadamente de 12 a 20 litros de água por minuto. Por isso, é muito importante manter a torneira fechada enquanto estiver ensaboando ou fazendo outras atividades na cozinha. Outro fator importante é certificar se a torneira está bem fechada, caso contrário, o desperdício pode chegar a 46 litros ao dia.

Uma boa opção para acabar com o desperdício é utilizar um dispositivo economizador. A solução funciona como um registro. Ao girar a fenda, é possível regular a saída de água e até fechar a passagem para eventual manutenção, promovendo economia de 50% de água. O produto também conta com uma "tela filtro”, que evita a passagem de resíduos que podem prejudicar o funcionamento da torneira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade