30/11/20
PUBLICIDADE
Dicas valiosas

Confira alternativas para economizar gás de cozinha

Divulgação
Divulgação


Entre maio e setembro de 2020, a Petrobras reajustou o valor do gás de cozinha seis vezes consecutivas. O último reajuste foi de 5%, totalizando uma alta de 5,3% no ano do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). O valor final que chega ao consumidor também subiu diversas vezes, considerando custos de impostos, mão de obra, logística e outros.


O gás de cozinha é um produto essencial nas casas e sua alta representa também um aumento nos custos da alimentação. Por isso separamos, a seguir, algumas maneiras de economizar o gás, a fim de diminuir o impacto dos aumentos. Confira!

Faça pesquisa de preços
Esta dica serve para praticamente tudo, e com o gás de cozinha não seria diferente. Antes de finalizar uma compra, pesquise em pelo menos três fornecedores diferentes e leve em consideração outros custos, como o frete até sua residência, para o barato não sair caro.

Atente-se ao preaquecimento
O preaquecimento do forno pode ser um grande aliado para acelerar o tempo de preparo dos alimentos. Entretanto, não é raro ouvir relatos de pessoas que ligam o forno muito tempo antes e acabam esquecendo que está ligado. A dica é preaquecer apenas quando necessário e por cerca de dez minutos antes de colocar o alimento para assar, a uma temperatura de 200ºC.

Panela pequena na boca pequena
Muitas pessoas acham que quanto maior a boca, mais rápido a panela pequena irá aquecer. Até é verdade, mas, por outro lado, parte do calor gerado pelas chamas acaba indo para o ar ao invés de ir para a panela, causando desperdício de gás.

Invista na panela de pressão
Apesar de causar medo em muitas pessoas, a panela de pressão pode auxiliar na economia de gás, pois prepara alimentos resistentes ao cozimento em poucos minutos. Também é possível preparar diversos pratos de uma panela só com a panela de pressão.

Janelas e portas fechadas
Observe a localização do seu fogão. Lugares com circulação de vento podem prejudicar o rendimento do gás ao ficar desligando e diminuindo as chamas. A dica é fechar portas e janelas durante o tempo de utilização.

Quanto menor o pedaço, menor o tempo de preparo
Cortar alimentos em pequenos pedaços diminui consideravelmente o tempo de cozimento. Sempre que possível, opte por pedaços menores ao invés de grandes.

Aproveite o vapor
Vários alimentos, como o brócolis, podem ser cozidos no vapor. Além de ser muito mais saborosos e consistentes quando preparados desta forma, também é possível aproveitar o vapor enquanto outros alimentos, como arroz, estão sendo preparados. Para isso, basta colocar uma escumadeira em cima com os vegetais.

Utilize a tampa da panela
Além de evitar respingos que sujam o fogão, a tampa da panela acelera o cozimento e preparo dos alimentos por reter mais calor. Outra vantagem é que o macarrão, por exemplo, pode ser cozido com fogo desligado na água fervida com a panela fechada, economizando gás.

Forno fechado

Abrir a porta do forno quando está ligado é desperdiçar gás. Sempre que possível, tente observar o processo pelo vidro da porta. Outra dica é tentar colocar mais de um prato por vez para cozinhar. Assim, se aproveita o mesmo gás de cozinha ao invés de ligar o forno mais vezes.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Curiosidades

Existe uma data para montar a árvore de Natal? Conheça origens e variações da tradição

29 NOV 2020 às 09h00
Vai perder essas dicas?

Dicas para aproveitar os cantinhos difíceis da casa

27 NOV 2020 às 17h44
Vem aprender!

Saiba como impedir a entrada de mosquitos na residência

27 NOV 2020 às 14h00
Faça você mesmo!

Dicas para decorar seu quarto gastando pouco

26 NOV 2020 às 13h44
Na hora da dúvida

Arquiteta tira dúvidas e explica como escolher entre cortina ou persianas

26 NOV 2020 às 12h59
Tire suas dúvidas!

Dicas para equipar a área molhada do banheiro

25 NOV 2020 às 14h47
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados