Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tem dúvidas?

Confira este guia para você entender tudo sobre cortinas!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 mai 2020 às 16:26
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Garantir privacidade aos moradores, bloquear a entrada do sol, proteger os móveis dos raios UV e ‘vestir’ as janelas com beleza são as principais funcionalidades das cortinas e persianas dentro de casa. Como a função da peça já é bem definida e o item se tornou indispensável na maioria dos ambientes, o que pede atenção é a escolha dos modelos. As arquitetas Ieda e Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos, apreciam (e muito!) a utilização de cortinas e persianas em seus projetos.

Em linhas gerais, elas afirmam que não existe uma regra que determine a escolha entre cortinas e persianas e, normalmente, vale o gosto do morador. "Se houver pessoas alérgicas à poeira, prefira persianas, que são mais fáceis de limpar. Esse modelo também é bem-vindo quando há algum móvel sob a janela, pois o ideal é que as cortinas apresentem uma altura até chão”, explicam as arquitetas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outros fatores determinantes para decidir entre os dois tipos de coberturas estão relacionamentos ao bloqueio do sol e a altura das janelas. Levando em consideração a premissa de que uma cortina deve acompanhar o tamanho da parede, a existência de um móvel posicionado na altura da esquadria de uma janela ‘pede’ uma persiana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


No que diz respeito à largura das janelas, há mais flexibilidade: pode-se cobrir apenas a janela ou a parede inteira. "No caso de aberturas descentralizadas, indicamos utilizar cortinas na parede inteira, pois ajuda a disfarçar a diferença entre os lados”, indica Ieda.

Publicidade


Acompanhe as principais dúvidas esclarecidas pelas arquitetas da Korman


1. Cortinas com trilho ou varão?

Publicidade


Divulgação
Divulgação


O cortineiro – recurso da decoração considerado um ‘truque para esconder a instalação –, é fator de decisão para a opção por modelos de cortinas com trilho ou varão. Executado em gesso ou madeira e nas versões sobreposto ou embutido, o cortineiro é perfeito para receber cortinas com trilhos, que permanecerão ocultos e não trarão interferências na ambientação do décor.


Além da facilidade para colocar ou retirar a cortina, o varão é mais eficaz em ambientes com forro inclinado, que impedem a fixação do trilho no teto. "O varão se integra ao décor. Por isso, esqueça das ponteiras ornamentadas, que estão super em baixa atualmente”, comenta Carina.

Publicidade



2.Acerte na quantidade de tecido


A conta é simples. Após medir a largura da janela, multiplique a metragem por dois. Depois verifique a altura e adicione 60 cm para a confecção da barra e o cabeçote. Em seguida, o resultado dessas duas contas deve ser multiplicado.

Publicidade


Ou seja, no caso de uma janela com 2 metros de largura e 2,6 metros de altura, a conta seria: 2 x 2 = 4 // 2,60 + 0,60 = 3,20


Multiplique um resultado pelo outro: 4 x 3,20 = 12,80 m²

Publicidade


Essa fórmula vale para tecidos com 1,40 m de largura. Caso o corte tenha 3 m de largura, o que permite usá-lo na horizontal, compre metade dessa quantidade.



3. Padronize os modelos

Publicidade


Em ambientes com várias aberturas, a dica das arquitetas é que todas as cortinas ou persianas sejam iguais, garantindo unidade visual. "Caso o ambiente apresente uma janela com um móvel abaixo de sua altura, indicamos a confecção de uma cortina do tipo romano, mais curta, e produzida com o mesmo tecido das demais”, diz Ieda.


Vale destacar que sempre é possível ‘brincar’ com as padronagens no décor. "Em um projeto com porta-balcão e diversas janelas no mesmo espaço, por exemplo, estas podem acomodar telas solares, e a porta, uma cortina longa”, acrescenta.



4.Tendências para cortinas


Divulgação
Divulgação


Como na moda, a arquitetura de interiores segue as tendências mundiais para os ambientes. Assim, os modelos pesados e rígidos não são mais tendência. No lugar, entraram as cortinas fluidas, que garantem um visual leve. "Gosto muito de trazer para os projetos os modelos em linho ou linho ou gaze de linho com poliéster, que são as queridinhas do momento. Isso porque têm a mesma aparência de fibras 100% naturais, mas não amassam nem encolhem”, comenta Carina.


No que se refere ao estilo de prega, as arquitetas defendem o uso da wave, que tem feito bastante sucesso ultimamente. Embora fixadas no trilho, o modelo reproduz as ondulações características das cortinas presas por meio de ilhoses num varão. Além dela, as tradicionais pregas americanas, tanto franzidas embaixo quanto em cima, e a prega macho são outros hits do décor.



5.Melhores tecidos


Quando existe entrada excessiva de sol, os móveis, piso e até a própria cortina podem acabar danificados. Para isso, forros com matérias-primas como tergal verão e gabardine são indicados.

"Se preferir escurecer completamente a área, encomende um blecaute para ser instalado atrás do tecido”, diz Ieda. Para fugir do visual plastificado, o blecaute 70%, apesar do menor poder de vedação, se configuram com uma aparência mais natural e são capazes, inclusive, de fazer as vezes de cortina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade