Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Perigosas

Conheça causas e saiba como evitar trincas nas paredes

Redação Bonde
03 dez 2012 às 12:09
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Elas surgem discretas e incomodam, primeiramente, por causa da estética. Mas as trincas nas paredes podem se tornar um problema muito maior, se chegarem a comprometer a estrutura da construção

Feias e desagradáveis, as trincas são mais perigosas do que parecem. Essa ruptura nas paredes pode afetar a segurança dos itens que compõem a estrutura da casa ou apartamento. Em alguns casos, esse grande incômodo surge até mesmo em construções novas. Mas o que fazer para não passar por tamanho transtorno?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Rodrigo Castro, engenheiro da Construtora Carrara, explica que as trincas aparecem em edificações novas por causa da própria pavimentação da estrutura. "Essa ruptura se apresenta por causa do encontro de materiais com diferentes coeficientes de dilatação como por exemplo o encontro de alvenaria de tijolo cerâmico com estrutura de concreto". Ele lembra ainda que o excesso de sol, chuva e tráfego intenso de veículos pesados na rua também podem ocasionar, com o tempo, esse problema.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Como evitar

Publicidade


Para evitar essa grande dor de cabeça, o engenheiro dá algumas dicas. "No processo da construção já existem algumas medidas preventivas, tais como utilização de ferro cabelo, telas para reforço de determinados locais, execução de juntas de movimentação e dilatação", ensina. No entanto, o profissional alerta: "Ainda assim, é provável o surgimento aparecimento de trincas".


No caso específico da Construtora Carrara, algumas outras ações são tomadas para evitar o defeito. "Contratamos uma consultoria para fazer um projeto de fachada que irá indicar as juntas de dilatação, movimentação e dessolidarização. Desta forma, obtemos maior eficiência do revestimento da fachada do prédio, a fim de evitar o aparecimento dessas aberturas profundas e o descolamento do revestimento externo", explica o engenheiro.

Já quando as trincas são uma realidade, a arquiteta Sandra Diniz tem a resposta. "Entre paredes e tetos rebaixados, recomendo o uso de tabica, uma espécie de sulco entre o gesso e a parede que esconde qualquer problema futuro. Já entre armários e paredes, o uso de alisar ameniza o problema. Se a ruptura estiver por toda a parede, é aconselhável a consulta a um engenheiro especialista, pois elas podem ter causas estruturais e comprometer a solidez da construção", adverte.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade