Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem estresse

Descubra seis maneiras práticas de passar roupa sem usar o ferro

Redação Bonde
30 nov 2015 às 12:55
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para a maioria das mulheres, passar roupa não está na lista das tarefas domésticas preferidas. Além de exigir uma quantidade considerável de tempo, a atividade é responsável por dores nas costas por ser realizada sempre na mesma posição. E o que dizer do calor? Em dias quentes, passar roupas se torna ainda mais desagradável.

De qualquer forma, em alguns casos não tem jeito: é necessário encarar o ferro de passar. Algumas peças, como as camisas por exemplo, precisam mesmo ser passadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A boa notícia é que existem certos truques para desamassar roupas sem a utilização do equipamento. Essas dicas são ótimas em casos de emergências, imprevistos e viagens e valem caso a roupa esteja amassada (não amarrotada). Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios

Imagem de destaque
Menos é mais

Especialista esclarece: três hábitos de limpeza que parecem eficientes, mas não são

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas


1. Chuveiro

Publicidade


O truque do chuveiro já é um velho conhecido, mas funciona. Quando for tomar banho feche as saídas de ar do banheiro e ligue o chuveiro em uma posição quente. Pendure as roupas em um cabide. O vapor da água vai desamassar a roupa e deixá-la lisa.


2. Secador de cabelo

Publicidade


O secador de cabelos também pode ser um aliado na passagem das roupas. Pendure a peça em um cabide e direcione o ar quente para roupa. Mantenha uma distância de 15 centímetros entre o secador e a peça para evitar que o tecido queime. Caso exista alguma parte mais amassada molhe levemente e direcione o vento do secador.


3. Chapinha

Publicidade


Por mais estranho que possa parecer a chapinha também pode substituir o ferro em alguns casos. Esse método funciona para pequenos amassados da roupa, mangas e golas. Ligue a chapinha e deixe-a aquecer. Quando estiver em temperatura média, passe-a pela roupa como se estivesse passando pelo cabelo. Existem chapinhas que podem ser utilizadas em cabelos molhados, nesse caso é possível umedecer a área que estiver mais amassada e passar a chapinha em uma temperatura baixa.


4. Secadora de roupas

Publicidade


Coloque a roupa amassada na secadora de roupas. Molhe a metade de uma meia, ou um tecido, e ligue a secadora na posição média ou suave por cerca de 15 minutos. A secagem da roupa molhada produzirá um vapor que deixará a peça amassada bem lisinha.


5. Água

Publicidade


Se você estiver com muita pressa o ideal é vestir a roupa e borrifar água nos amassados da peça. Parece estranho, mas a roupa vai secar naturalmente em seu corpo e ficar sem marcas.


Você também pode pendurar sua roupa em um cabide, borrifar um pouco de água por toda a peça e deixar que ela seque naturalmente em um local aberto com incidência de sol. O processo demorará em torno de uma hora. O tecido vai 'relaxar' com a umidade e o calor, tirando o amassado, e o sol vai fazer secar.

Publicidade


6. Toalha


Deixe a peça de roupa em uma superfície plana e coloque uma toalha úmida diretamente sobre a peça. Este método demora mais do que o normal, mas suas roupas devem ficar relativamente lisas!


Não dá para fugir!


Em alguns casos não há como escapar: o jeito é mesmo passar as roupas com o ferro! Para facilitar a tarefa existem algumas dicas com relação à forma de lavar, estender e recolher as peças. Conheça algumas:


Não exagere na quantidade de roupas a serem colocadas na máquina de lavar. Nunca ultrapasse a quantidade máxima indicada. Se você colocar muitas roupas na máquina elas vão ficar torcidas e, consequentemente, amassadas. Além disso, logo depois do ciclo de lavagem você deve estender as peças.


Antes de colocar a roupa no varal dê uma "sacudida" na peça. Isso fará com que a roupa não fique tão amassada. Pendure-as com pregadores, mas deixe o mínimo possível a roupa em contato com o varal.


Na hora de estender as roupas, uma ótima dica é colocar as camisetas e camisas em cabides. As peças secam mais rápido e não deformam tanto.


Não deixe a roupa por muito tempo no varal. Assim que estiver seca você já deve recolher.


Dobre as peças logo após recolher.

(Fonte: Dicas e Truques Online)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade