Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Camas diferentes

Dicas e inspirações para deixar o quarto personalizado e aconchegante

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 mai 2021 às 14:48
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é nenhuma novidade que a cama é o elemento mais importante de um dormitório, em vários sentidos. No visual, pois inevitavelmente é o primeiro móvel visualizado na área, no conforto, por ser onde desfrutamos nossas noites de sono e também pelo tamanho, já que suas dimensões ocupam uma proporção considerável no cômodo. "As camas protagonizam a cena do dormitório e não precisam ser todas iguais. Os padrões de tamanhos nos auxiliam e orientam o projeto, mas podemos inovar no modelo, estilo, na marcenaria e cores. Inspirar em formas que marcaram época, história ou até mesmo expressam a cultura de uma região nos levam a idealizar propostas inovadoras e bastante acolhedoras no décor”, explica a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome.


Para definir a cama, ela indica levar em conta o perfil dos moradores, combinando a decisão com a versatilidade e o décor de interiores pensado para o dormitório.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estilo

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Divulgação
Divulgação


Conforme a arquiteta mencionou, as camas não precisam seguir uma padronização. Seguindo as características e as demandas que norteiam o projeto, o móvel pode evocar estilos diferentes para deixar, por exemplo, o dormitório mais moderno ou ampliar o espaço de armazenamento disponível. Ainda de acordo com ela, as expectativas e a personalidade do cliente ajudam a trabalhar nessa decisão. "Esteticamente falando, a cama entra no cenário para reforçar a decoração do quarto e não precisa navegar pelas clássicas queen ou king. Podemos configurar alturas diferentes, sendo mais alta ou até mais baixa que o tradicional, e a marcenaria planejada é minha aliada para deixar a cama do jeito que o morador desejar”, conta.

Publicidade


Tamanhos, estilos e colchões


Divulgação
Divulgação


Invariavelmente, as dimensões do dormitório determinam o tamanho da cama, que devem respeitar o requisito da proporcionalidade. A arquiteta relata ser muito frequente o pedido do morador, que deseja ter uma cama queen ou king size. Entretanto, acolher o desejo sem uma análise prévia do projeto é um caminho não recomendado pela experiente profissional. "Sem levar em consideração os demais móveis e a questão da circulação mínima que deve existir, o resultado por ser um dormitório menor ou com aquela sensação de entulhado. O cuidado deve ser redobrado quando falamos de um ambiente pequeno. E não podemos esquecer que, por passarmos tantas horas com o intuito de descansar e relaxar, o resultado pode ser o oposto se tudo não for bem calculado”, relaciona Cristiane.

Publicidade


Além disso, a profissional menciona a deliberação sobre a cama pode estar atrelada ao tipo de colchão e sua estética. "Com a gama de tipos de colchões, que englobam diferentes materiais e as tecnologias empregadas para o seu desenvolvimento, também busco levar em consideração a opção definida pelos moradores para determinar a cama ideal”, detalha.


Detalhes


Divulgação
Divulgação

Não é apenas a cama que muda tudo em um dormitório, mas sim sua unidade com a decoração. Para isso, o estilo do móvel, as roupas de cama e os outros mobiliários presentes no quarto precisam estar em sintonia com ela. Para isso, segundo a especialista, ter um ambiente harmonioso é primordial. "É legal apostar em uma cabeceira bacana com uma paleta de cores que combine com as cores do quarto, além de objetos decorativos que emane seus gostos e personalidades, deixando o espaço mais intimista e pessoal”, finaliza a profissional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade