Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reforma nas férias

Dicas para acertar na iluminação de sua casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 jul 2021 às 15:15
- Emerson Rodrigues
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

2021 já está na metade! E, junto com o mês de julho, chegaram as esperadas férias de Inverno! Um momento propício para fazer aquela reforma especial em casa e realizar os sonhos de toda a família. No meio dessa empolgação são muitas ideias para se pensar, tanto que alguns aspectos do projeto acabam sendo esquecidos ou deixados para o final. Caso muito comum que ocorre com a iluminação e, que pode comprometer a sensação de bem estar nos ambientes. A Yamamura traz um guia para acertar na hora de reformar e iluminar cada espaço. Confira!


Primeiros passos

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iluminação é um dos itens que não podem faltar para trazer funcionalidade e estética para a casa. Considerada uma das peças chave, a luminotécnica deve ser pensada desde o início da reforma, durante a criação do novo layout e na escolha dos elementos nos ambientes. Assim, quanto mais detalhado o projeto, melhor será a disposição dos pontos de luz no espaço e, consequentemente, mais eficiente será a iluminação às necessidades dos usuários. Sendo assim, sempre procure o auxílio de profissionais especializados para esse trabalho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Iluminação bem pensada

Publicidade


É importante que seja feito um questionário para conhecer o cotidiano dos moradores, além de suas preferências, para que sejam encontradas as melhores soluções em iluminação. Somado a isso, deve-se ter em mente uma noção sobre os acabamentos de paredes, pisos, teto e mobiliários, a disposição do layout, objetos decorativos e funcionalidade dos espaços, para que a luminotécnica leve em consideração a interferência desses elementos e consiga fornecer o melhor tipo de luz para os cômodos. Inspirações sobre as tendências do momento, novas tecnologias, variedade de modelos também auxiliam nesta tarefa.


Aproveite a luz natural

Publicidade


Nada mais gostoso do que abrir as janelas e sentir a luz do sol! Essa é uma ótima opção que traz aconchego, conexão com a natureza, benefícios para a saúde e o humor, além de economia de energia. Por isso, na hora de reformar os espaços, privilegie todas as entradas de luz solar, de forma que a iluminação natural e a artificial se complementem. Dessa forma, as luzes das lâmpadas podem contribuir com a sensação de conforto na casa e dar continuidade a essa sensação durante a noite.


Escolha das cores x iluminação

Publicidade


A iluminação está diretamente relacionada com as cores das paredes e revestimentos. As mais claras tendem a refletir mais a luz, portanto, são necessárias luminárias com menor fluxo luminoso (lúmens - medida que determinada a quantidade de luz), do que um local com revestimentos mais escuros. Além disso, as paletas de cores mais frias (como azul, verde e cinza) são mais valorizadas com a iluminação de temperatura de cor neutra ou branco frio (4000K a 6500K), enquanto que as cores nas tonalidades mais quentes (como amarelo, vermelho e laranja), são mais recomendadas com o uso de lâmpadas de temperatura de cor âmbar ou branco quente (2400K a 3000K).


Home Office

Publicidade


Para quem vai montar ou reformar o cantinho de home office, a dica é incluir um tipo de iluminação funcional e com menos sombras possíveis, condição adequada para a realização de atividades de trabalho ou estudo. A temperatura de cor mais indicada é a neutra (4000K) para a luz geral, pois estimula a concentração. Porém, também vale apostar na luz de temperatura branco quente (2700K a 3000K) em pontos de apoio (como abajures e arandelas de canto) para trazer um ar descontraído, que estimula a criatividade. A mescla de efeitos de luz direta e indireta também valoriza esse tipo de ambiente.


Pontos de eletricidade

Publicidade


Para garantir a segurança da obra, as profissionais Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura trazem uma dica importante: "Os apartamentos construídos antigamente não tinham a mesma demanda de pontos de eletricidade, em comparação com a necessária atualmente. Então, além do aumento da quantidade de pontos, tanto o quadro de luz como toda a fiação devem ser refeitos de acordo com a nova realidade, para evitar sobrecargas ou curtos. A iluminação deve ser planejada e direcionada juntamente com outros aspectos do projeto antes mesmo do início das obras” aconselham.


Reforma Rápida

Já para quem tem pouco tempo, uma reforma rápida, com menos quebra-quebra e mais mudanças na decoração, é uma solução interessante para mudar o astral. Dessa forma, as peças de iluminação mais indicadas são aquelas de simples instalação e praticidade máxima. Opções como trilhos e spots são versáteis, devido a sua composição inteiramente eletrificada, que garante a inserção e a retirada de quantos spots forem necessários. A escolha é perfeita para quem possui um único ponto na laje e deseja trazer uma iluminação mais cênica. Outras opções são as luminárias de mesa ou piso, chamadas também de Plug and Play, que oferecem interferência mínima, pelo fato de serem instaladas diretamente nas tomadas, ou seja, evitam interferências nas paredes ou teto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade