Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Orçamento doméstico

Dicas para economia de energia e controle do orçamento doméstico

AEN
23 jun 2021 às 14:23
- Divulgação/ Copel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manter o orçamento doméstico sob controle tem sido um desafio para muitas famílias que enfrentam os efeitos da pandemia sobre a renda dos brasileiros. O uso eficiente de energia elétrica pode auxiliar nesta tarefa, e ainda contribuir para evitar o uso de fontes mais caras pelo sistema, como as usinas termelétricas, por exemplo, que contribuem para o aumento da tarifa.


Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Diego da Luz Munhoz, o primeiro passo para fazer uma boa gestão do consumo é conhecer o próprio perfil da residência. Acompanhar o histórico mensal em quilowatts-hora pela conta de luz ou pelo aplicativo é uma boa maneira de identificar variações próprias da rotina de cada família.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Feito isso, há basicamente duas ações que podem ser adotadas. A primeira é na mudança de comportamentos, no uso dos equipamentos. A segunda é o investimento para a troca dos aparelhos que gastam muito", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Para evitar o aumento no consumo de energia elétrica em casa algumas medidas simples podem ser adotadas. É importante lembrar que chuveiro e a geladeira respondem pela maior parte do consumo de uma residência, portanto merecem maior atenção. Banhos curtos e com a temperatura ajustada ao mínimo necessário são essenciais para manter o consumo sob controle.

Publicidade


Quanto à geladeira, evitar o abre-e-fecha desnecessário e aguardar os alimentos amornarem antes de guardá-los são atitudes que fazem a diferença na conta de luz. "Sempre que a gente abre a geladeira, o ar de fora entra, e o motor precisa trabalhar mais para refrigerá-lo", diz Diego. É importante verificar se a borracha da porta está garantindo uma boa vedação e, nos dias mais frios, ajustar o termostato do refrigerador, que não precisa ficar no nível mais alto.


Outra dica acompanha gerações de paranaenses, tanto que já se tornou ditado popular: "luz que se apaga é luz que não se paga". Ou seja, todo aparelho que estiver sem uso deve ser desligado para evitar o desperdício. Isso vale para televisão, computador, lâmpadas e outros equipamentos, que muitas vezes ficam esquecidos nos cômodos desocupados da casa.

Publicidade


TROCOU, ECONOMIZOU – Para quem já adotou bons hábitos no uso dos equipamentos, e ainda deseja maior redução na conta, trocar os eletrodomésticos mais antigos pode ser uma boa opção. A Copel tem incentivado esta ação através do projeto "Trocou, economizou", que prevê descontos de aproximadamente 40% na substituição de equipamentos, como geladeira e ar-condicionado.


Mas em qualquer compra a eficiência do equipamento pode – e deve – ser observada. O selo de eficiência Procel é um indicativo importante e consta em boa parte dos produtos. Dar preferência a aparelhos de ar-condicionado com tecnologia inverter e chuveiros com mais opções de ajuste de temperatura também é recomendado. Além disso, trocar as lâmpadas convencionais por led e optar por cores claras para a decoração do ambiente pode trazer bons resultados.

O SITE e o aplicativo da Copel possuem um simulador de consumo, uma ferramenta de autogestão. De maneira interativa, o consumidor pode tanto consultar qual será o impacto de um novo aparelho que pretende comprar, quanto verificar quais eletrodomésticos respondem pela maior fatia do consumo já existente na residência.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade