20/04/21
Decoração

Dicas para levar a arte urbana para dentro de casa

Estúdio São Paulo
Estúdio São Paulo - A arte de Giuliano Martinuzzo trouxe personalidade para o living desse apartamento, projetado pelo Studio Tan-Gram
A arte de Giuliano Martinuzzo trouxe personalidade para o living desse apartamento, projetado pelo Studio Tan-Gram


Irreverente, criativa e com muita personalidade, a arte urbana – ou street art – vem ganhando destaque nos projetos de interiores, deslocando-se dos espaços públicos para levar aos lares muita cor e vida. "Com uma enorme potência estética, a arte urbana é capaz de transformar um ambiente, tornando-se o destaque de um projeto”, opinam as arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada, a frente do Studio Tan-Gram.


A dupla, que adora liderar projetos contemporâneos e com muita personalidade, explorou a arte urbana em diversos ambientes e afirma que não há barreiras para a urban art na decoração. "Seja com uma pintura, grafitti, lambe-lambe, a arte urbana pode ser incorporada em todo o projeto. O importante é fazê-la estar de acordo com a personalidade de quem mora”, indicam. Segundo Claudia Yamada e Monike Lafuente, ela é capaz de substituir um papel de parede mais tradicional, por exemplo, levando para a parede algo único e personalizado. "Por ser um trabalho artístico e pensado para o apartamento, a arte urbana imprime muito mais força e estilo, se tornando a protagonista do ambiente”, opinam.

Capazes de transitar entre todos os estilos, as interferências de arte urbana dão um toque mais despojado e inusitado para os projetos. "O fato de se desenhar e pintar nas paredes, e não em telas, já traz uma mensagem de algo fora das regras. É uma forma de trazer a cidade, o urbano, para dentro do lar, saindo do óbvio”, apontam as profissionais. É uma forma de ter uma peça de arte, literalmente, incorporada em um espaço. "Ela muda as relações óbvias entre paredes e teto, destacando um cantinho do ambiente”, dizem.

Reconhecida mundialmente, a arte urbana brasileira é carregada de cores e traços fortes, cheia de criatividade. "Apesar de ligarmos arte urbana ao estilo mais industrial, por ser contemporânea ela é perfeita para quebrar estilos mais tradicionais, ou dar um destaque em estilos mais modernos”, apontam Monike e Claudia. "Quando usada em projetos de interiores mais descolados, ela reforça a estética de uma forma original e inusitada. Em projetos mais clássicos, ela aparece com toda irreverência e criatividade”, dizem.

Para preservá-la viva por mais tempo no projeto, as arquitetas indicam evitar paredes externas ou que fiquem em espaço de muita passagem, que possam sujar ou riscar com facilidade. A forte incidência solar também pode interferir nas cores da obra de arte, portanto tome cuidado com áreas próximas de janelas. "Com esses cuidados, é possível criar um ambiente com personalidade, estimulante e criativo, que valoriza o talento nacional”, finalizam.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
Continue lendo
Anote já!

O que pode ou não ser feito de reforma em um lar financiado

19 ABR 2021 às 09h56
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas

14 ABR 2021 às 14h51
Vai um cafézinho?

Dia Mundial do Café: como preparar um cantinho especial para a bebida

14 ABR 2021 às 14h47
Faça você mesmo!

Home Office: aprenda a fazer uma mesa portátil

13 ABR 2021 às 17h30
Confira!

Curso gratuito para o segmento imobiliário sobre impactos da LGPD

13 ABR 2021 às 15h25
Dicas

Saiba como usar o backsplash na cozinha

12 ABR 2021 às 17h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados