Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ambiente em destaque

Dicas para montar uma varanda gourmet

Redação Bonde com assessoria de imprensa
30 mar 2021 às 14:11
Varanda gourmet de estilo rústico em projeto da PB Arquitetura - Eric Romero
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A varanda gourmet sempre foi um dos espaços mais queridos do lar. Em tempos de isolamento social, o ambiente ganhou ainda mais destaque. Muita gente decidiu montar, reformar ou fazer pequenas melhorias no ambiente para curti-lo ainda mais, ou já deixar tudo prontinho para quando os encontros entre os amigos voltarem ao normal. Os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, com experiência nesse tipo de projeto, contam como algumas características e cuidados importantes podem fazer toda a diferença para o dia a dia. Confira!


"A varanda, seja em casa ou apartamento, é onde ficamos junto com as pessoas que amamos para bater um papo gostoso, fazer um almoço ou churrasco especial, curtir uma área verde ou o movimento da rua. Enfim, que permanecemos longos períodos e esquecemos de tudo à nossa volta. Por isso, é necessário que o local seja bem funcional e, principalmente, confortável. Um bom projeto de paisagismo também faz toda diferença para dar o toque final”, conta Priscila.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que não pode faltar?
Segundo os profissionais, a churrasqueira é um pedido unânime dos moradores na hora de montar ou reformar a varanda. "Não importa o tipo, seja a gás ou a carvão tradicional, os moradores sempre gostam”, diz Bernardo. Mesas de refeições amplas com bancos e cadeiras para abrigar a família também são desejos recorrentes. Para completar, mesas de jogos diversos, TV ou telão, além de um sistema de som para acompanhar o futebol ou uma boa música também estão na lista dos sonhos dos clientes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Eric Romero
Eric Romero - A varanda gourmet conta com a alegria dos revestimentos coloridos e uma churrasqueira
A varanda gourmet conta com a alegria dos revestimentos coloridos e uma churrasqueira


Tipo de Decoração
Entre os principais estilos, o mais solicitado pelos clientes é o rústico, porém o mix no décor também cai muito bem, trazendo o clima da praia ou da fazenda para a cidade. "Elementos como poltronas, sofás e até mesmo aquela rede preguiçosa para deitar tornam a varanda o lugar mais gostoso da casa”, conta Bernardo.

Publicidade


Revestimentos, Móveis e Materiais
Para a pia e o balcão, as bancadas de granito ou de materiais sintéticos são as mais recomendadas, por não mancharem com tanta facilidade. Devido à funcionalidade da churrasqueira, com constante exposição à gordura e fuligem, a escolha por revestimentos resistentes e de fácil limpeza é super importante! No caso específico de varandas abertas, com maior risco de apresentar áreas molhadas, o cuidado precisa ser redobrado, portanto investir em pisos antiderrapantes é fundamental para a segurança.


Para as varandas predominam revestimentos e mobiliários mais rústicos, de madeira ou fibra (natural ou sintética). A paleta de cores segue uma linha mais natural em tons terrosos. "Para trazer mais descontração para quem ama cores no décor, a aposta fica por conta de tons de verde, azul, laranja, e tudo que remeta às cores da natureza, água, folhas e flores”, indica Priscila.

Publicidade


Henrique Ribeiro
Henrique Ribeiro - A mesa de jogos, ao fundo, contribui para o clima de descontração da varanda. A ampla mesa é perfeita para almoços de família
A mesa de jogos, ao fundo, contribui para o clima de descontração da varanda. A ampla mesa é perfeita para almoços de família


Melhor aproveitamento
"Gostamos muito das mesas com bancos ao invés de cadeiras. Primeiro, porque podemos encostar na parede e livrar parte da circulação, além de conseguir acomodar mais pessoas. Sempre que o cliente topa, a gente inclui nos nossos projetos”, conta Priscila. Além dessa dica, para quem tem um espaço maior, os arquitetos também indicam criar uma área de estar junto à área de churrasqueira, pois a permanência nesses ambientes é mais prolongada.


Varanda em apartamentos
Para quem mora em prédio, na hora de fazer as alterações na varanda é preciso estar atento. Os profissionais alertam, que em caso de apartamentos, é necessária a aprovação do condomínio em várias situações, tais como a troca de revestimentos externos, o fechamento de vidro, ou a retirada da porta da varanda para a sala, no caso de integração de ambientes.

Cuidados
Importante: Para que tudo fique perfeito, na hora de montar a varanda gourmet, é preciso verificar as instalações gerais, tais como elétrica, hidráulica e gás para garantir a segurança e conforto. "Tudo deve ser adaptado de acordo com o local para o funcionamento pleno de todos os equipamentos”, conclui Bernardo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade