14/05/21
Ambiente em destaque

Dicas para montar uma varanda gourmet

Eric Romero
Eric Romero - Varanda gourmet de estilo rústico em projeto da PB Arquitetura
Varanda gourmet de estilo rústico em projeto da PB Arquitetura


A varanda gourmet sempre foi um dos espaços mais queridos do lar. Em tempos de isolamento social, o ambiente ganhou ainda mais destaque. Muita gente decidiu montar, reformar ou fazer pequenas melhorias no ambiente para curti-lo ainda mais, ou já deixar tudo prontinho para quando os encontros entre os amigos voltarem ao normal. Os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, com experiência nesse tipo de projeto, contam como algumas características e cuidados importantes podem fazer toda a diferença para o dia a dia. Confira!


"A varanda, seja em casa ou apartamento, é onde ficamos junto com as pessoas que amamos para bater um papo gostoso, fazer um almoço ou churrasco especial, curtir uma área verde ou o movimento da rua. Enfim, que permanecemos longos períodos e esquecemos de tudo à nossa volta. Por isso, é necessário que o local seja bem funcional e, principalmente, confortável. Um bom projeto de paisagismo também faz toda diferença para dar o toque final”, conta Priscila.

O que não pode faltar?
Segundo os profissionais, a churrasqueira é um pedido unânime dos moradores na hora de montar ou reformar a varanda. "Não importa o tipo, seja a gás ou a carvão tradicional, os moradores sempre gostam”, diz Bernardo. Mesas de refeições amplas com bancos e cadeiras para abrigar a família também são desejos recorrentes. Para completar, mesas de jogos diversos, TV ou telão, além de um sistema de som para acompanhar o futebol ou uma boa música também estão na lista dos sonhos dos clientes.

Eric Romero
Eric Romero - A varanda gourmet conta com a alegria dos revestimentos coloridos e uma churrasqueira
A varanda gourmet conta com a alegria dos revestimentos coloridos e uma churrasqueira


Tipo de Decoração
Entre os principais estilos, o mais solicitado pelos clientes é o rústico, porém o mix no décor também cai muito bem, trazendo o clima da praia ou da fazenda para a cidade. "Elementos como poltronas, sofás e até mesmo aquela rede preguiçosa para deitar tornam a varanda o lugar mais gostoso da casa”, conta Bernardo.

Revestimentos, Móveis e Materiais
Para a pia e o balcão, as bancadas de granito ou de materiais sintéticos são as mais recomendadas, por não mancharem com tanta facilidade. Devido à funcionalidade da churrasqueira, com constante exposição à gordura e fuligem, a escolha por revestimentos resistentes e de fácil limpeza é super importante! No caso específico de varandas abertas, com maior risco de apresentar áreas molhadas, o cuidado precisa ser redobrado, portanto investir em pisos antiderrapantes é fundamental para a segurança.

Para as varandas predominam revestimentos e mobiliários mais rústicos, de madeira ou fibra (natural ou sintética). A paleta de cores segue uma linha mais natural em tons terrosos. "Para trazer mais descontração para quem ama cores no décor, a aposta fica por conta de tons de verde, azul, laranja, e tudo que remeta às cores da natureza, água, folhas e flores”, indica Priscila.

Henrique Ribeiro
Henrique Ribeiro - A mesa de jogos, ao fundo, contribui para o clima de descontração da varanda. A ampla mesa é perfeita para almoços de família
A mesa de jogos, ao fundo, contribui para o clima de descontração da varanda. A ampla mesa é perfeita para almoços de família


Melhor aproveitamento
"Gostamos muito das mesas com bancos ao invés de cadeiras. Primeiro, porque podemos encostar na parede e livrar parte da circulação, além de conseguir acomodar mais pessoas. Sempre que o cliente topa, a gente inclui nos nossos projetos”, conta Priscila. Além dessa dica, para quem tem um espaço maior, os arquitetos também indicam criar uma área de estar junto à área de churrasqueira, pois a permanência nesses ambientes é mais prolongada.

Varanda em apartamentos
Para quem mora em prédio, na hora de fazer as alterações na varanda é preciso estar atento. Os profissionais alertam, que em caso de apartamentos, é necessária a aprovação do condomínio em várias situações, tais como a troca de revestimentos externos, o fechamento de vidro, ou a retirada da porta da varanda para a sala, no caso de integração de ambientes.

Cuidados
Importante: Para que tudo fique perfeito, na hora de montar a varanda gourmet, é preciso verificar as instalações gerais, tais como elétrica, hidráulica e gás para garantir a segurança e conforto. "Tudo deve ser adaptado de acordo com o local para o funcionamento pleno de todos os equipamentos”, conclui Bernardo.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Up no visual

Três dicas simples que vão repaginar sua decoração

14 MAI 2021 às 15h19
Casa saudável

Cinco dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

13 MAI 2021 às 16h25
Decoração de interiores

Você sabe como utilizar armários aéreos na decoração?

12 MAI 2021 às 14h59
Manusear com segurança

Como evitar problemas no transporte de materiais pesados ou frágeis na obra

11 MAI 2021 às 14h52
Camas diferentes

Dicas e inspirações para deixar o quarto personalizado e aconchegante

10 MAI 2021 às 14h46
Viver em um lugar agradável

Escolhas de decoração que ampliam as sensações de alegria, bem-estar e aconchego

06 MAI 2021 às 15h10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados