Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Perguntinha...

É anti-higiênico lavar panos de chão na lavadora de roupas?

Redação Bonde
08 set 2015 às 11:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A prática de lavar os tapetes e panos de chão na lavadora de roupas é bastante comum, mas será que pode? Será que existe risco de que a sujeira pesada estrague ou contamine outras roupas e danifique o equipamento? A resposta é sim, dá para usar o mesmo equipamento para lavar roupas e panos de chão, mas é preciso tomar alguns cuidados. Veja algumas recomendações do site Show de Dicas:

Antes de colocar os panos de chão dentro da máquina, lave-os no tanque para remover toda areia, sujeira, pó, fiapos, cabelos e sujeira grossa. Essa sujeira pode entupir e danificar sua lavadora.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se quiser alvejar o pano de chão, faça isso no balde: coloque de molho em água com sabão em pó e água sanitária. Deixe de molho por 3 horas. Torça os panos e coloque na lavadora com mais um pouco de sabão em pó, mas sem a água sanitária ou cloro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Espere juntar alguns panos e tapetes para só então proceder a lavagem. Isso evita o gasto desnecessário de água, energia e produtos de limpeza. Depois de remover a sujeira mais grossa no tanque, o ideal é colocar todos os panos e tapetes de molho por umas duas horas, para só depois colocá-los na lavadora para bater, ou seja, esfregar, enxaguar e torcer.

Publicidade


Assim como você faz com as roupas, na hora de lavar os panos regule o nível da água para o mínimo possível e para o ciclo de lavagem rápida com apenas 1 enxague. Também não precisa centrifugar por completo, centrifugue apenas para remover o excesso de água para evitar que fique pingando. Nunca, em hipótese alguma, lave panos sujos com vômito, fezes ou urina diretamente na lavadora.


Preciso higienizar a lavadora?

Se você costuma lavar os panos de chão conforme as orientações acima, não precisa higienizar a lavadora pois toda a sujeira ficou no tanque/balde. Basta fazer a limpeza mensal recomendada pelos fabricantes com água no nível máximo e cloro ou água sanitária. No entanto, se você usa a máquina para lavar roupas de bebê, panos de pratos, toalhas de mesa ou roupas íntimas, o ideal é higienizar a máquina com água sanitária (conforme as instruções de cada fabricante) sempre que finalizar a lavagem dos panos, ou mesmo deixar de levá-los na lavadora de roupas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade