Pesquisar

Canais

Serviços

Aprenda já!

Faça você mesma: lindos sousplats e porta-guardanapos gastando pouco

- Reprodução
Redação Bonde
11 mar 2016 às 12:50
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Para quem está preparando um jantar especial, seja de noivado, casamento ou aniversário, é essencial ter objetos bonitos para montar uma mesa legal. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer acessórios lindos e econômicos que são capazes de deixar a decoração ainda mais especial.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer um sousplat revestido em tecido


O sousplat é um objeto que oferece suporte aos pratos da refeição, evitando que a comida respingue sobre a toalha e que o prato deslize. Muitas noivas e anfitriãs procuram por modelos diferentes e criativos para decorar a mesa dos convidados. A boa etiqueta recomenda que eles só sejam utilizados em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa.


Prepare um sousplat lindo e que não pesa no orçamento com o passo a passo do blog Casando Sem Grana.


Materiais:

Continua depois da publicidade


Papelão


Tecido


Tesoura para tecido


Cola


Dica 1: Se o tecido for transparente talvez você tenha que encapar o papelão com papel branco ou pintá-lo para não interferir na estampa ou cor do tecido.


Dica 2: Você não precisa fazer sousplats igualzinhos para todos convidados. Dá para juntar alguns que você já tenha com outros feitos por você mesma.


Como fazer


1º passo: Use um molde redondo para desenhar no papelão. Pode até ser um prato mais largo do que o que será usado na festa. Os sousplats costumam medir cerca de 35 cm de diâmetro.


Reprodução
Reprodução


2º passo: Depois de recortar o papelão use-o como molde e faça seu contorno no lado avesso do tecido. Deixe sobrar uns dois dedos.


Reprodução
Reprodução


3º passo: Passe um pouco de cola no papelão e espalhe bem. Em seguida cole o tecido, tomando cuidado para não formar bolhas. Para o acabamento do fundo use um circulo menor de tecido ou de papel.


Faça um sousplat personalizado com madeira ou MDF


Materiais:


1 sousplat de 33cm de madeira ou MDF


Tecido de sua preferência


Cola branca (Cascorez)


Base acrílica


Tinta látex PVA basa água (tinta para artesanato)


Verniz fixador fosco


1 pincel ou rolo para tinta


1 pincel para cola


1 tesoura para tecido


1 espátula



Como fazer


1º passo: Se o sousplat que você comprou não for de boa qualidade, vale a pena lixar antes. Caso contrário, já inicie a primeira etapa que é passar a base acrílica em todo verso do sousplat. Você pode passar com pincel ou rolo, o que for melhor para você. Espere 10 minutos para secar.


Reprodução
Reprodução


2º passo: Passe uma camada de tinta da cor escolhida. Escolha sempre uma cor mais próxima possível do tecido a ser usado. Espere 30 minutos para secar e passe a 2ª camada de tinta para garantir um acabamento perfeito. Você pode pintar com pincel ou rolo. Outra opção mais rápida é usar um spray, porém o spray tem limite de cores e gasta muito mais do que a tinta.


3º passo: Corte o tecido a ser usado, cerca de 40 x 40cm.


Reprodução
Reprodução


4º passo: Passe a cola somente no centro do sousplat (na parte do baixo relevo, incluindo o "degrau" do baixo relevo). Você deve usar pouca quantidade e espalhar bem, para depois não formar bolhas no tecido.


5º passo: Centralize o tecido de forma que fique pelo menos 1cm de sobra para fora do sousplar. Cole o tecido no sousplat e com ajuda de uma espátula vá alisando e fixando bem, especialmente nos cantinhos do baixo relevo. Deixe secar por uns 5 minutos.


Reprodução
Reprodução


6º passo: Com o centro (baixo relevo) já bem colado, vá passando cola aos poucos na volta intera e colando o tecido. Repita a operação até completar todo o sousplat.


7º passo: O segredo é colar o tecido de dentro para fora, empurrando e alisando com os dedos para não formar bolhas e lombadas.


8º passo: Quando estiver bem seco, corte a sobra do tecido bem rente ao sousplat. Lembre-se de ter uma tesoura exclusiva para tecidos, não use a mesma para papel, para não ficar cega. Tesoura usada tanto para tecido e papel não corta bem nem um dos materiais.


Reprodução
Reprodução


9º passo: Para finalizar, aplique spray verniz fixador para seu sousplat ficar mais resistente à sujeira. (Fonte: Vestida de Noiva)


Faça você mesma um lindo porta-guardanapo florido


Materiais:


Flores artificiais


Ilhós de cortina


Cola quente


Como fazer


Reprodução
Reprodução


Cole cada flor artificial em cada ilhós de cortina e espere secar para estrear seu charmoso porta-guardanapo.


Faça um porta-guardanapo estampado


Materiais:


1 rolo de papel toalha ou de papel alumínio


Tecido que for de sua preferência


Fita dupla face ou cola


Estilete


Confira como fazer na imagem abaixo


Reprodução
Reprodução

(Fonte: Minha Casa Minha Cara)


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade