Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira os cuidados

Família saudável: dicas para manter a casa segura em tempos de pandemia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 abr 2020 às 19:07
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fique em casa: a máxima tem sido repetida com veemência nos noticiários. A melhor proteção contra o Covid-19 - vírus ainda sem vacina – são as medidas relacionadas ao distanciamento social e à higiene. Assim como lavar as mãos com frequência (da forma ensinada pelos infectologistas), deve-se evitar tocar o rosto e usar álcool gel na impossibilidade do acesso à água e sabão para higienização das mãos. Também é necessário voltar os olhos para a higienização da casa. Afinal, mesmo respeitando a recomendação da quarentena, muitas pessoas precisam sair para trabalhar, já que realizam serviços essenciais ou necessitam ir em supermercados e drogarias. Nessas ocasiões e sem os devidos cuidados, o vírus pode ser transportado para os ambientes.

Atentas aos cuidados, as arquitetas Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura e Interiores, Karina Korn, à frente do Karina Korn Arquitetura e a designer de interiores Mariana Rodrigues, que comanda o Arbore Design, relacionam as medidas imprescindíveis para essa manutenção.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Residências sem casos suspeitos nem pessoas infectadas, a limpeza profunda pode ser realizada uma vez por semana. Para isso, o mais indicado é fazê-la utilizando luvas domésticas, que precisam ser lavadas com água e sabão logo após o processo. O mesmo cuidado deve ser usado para os panos e esponjas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Para casas com moradores infectados, a higienização pede maior atenção. No cômodo onde o infectado está isolado, a limpeza deve ser feita por ele próprio, evitando o contágio das outras pessoas. Assim, todas as superfícies devem ser limpas diariamente.

Publicidade



Mudança de rotina e novos cuidados em casa


Divulgação
Divulgação


Ao sair de casa, tirar o sapato deve ser a primeira medida ao retornar. "Uma dica é manter um cesto ou uma caixa na porta de casa. Assim, o calçado pode ser colocado lá dentro, evitando o contato com o chão. Para improvisar, você pode escolher um revisteiro ou até mesmo uma bacia”, explica a arquiteta Pati Cillo.

Publicidade


A designer de interiores designer Mariana Rodrigues relata sua rotina: "assim que removo os sapatos, uso um borrifador com álcool ou produto de limpeza direto no solado. Em casa, tenho um calcado único para circular dentro dos ambientes e outro para ir à rua”.


Divulgação
Divulgação


A arquiteta Karina Korn também destaca as residências com pets de estimação. Para quem precisa sair com o cachorro para passear, é essencial limpar as patas com água e sabão, não se esquecendo do focinho, já que os cães têm por natureza o hábito de farejar o chão. "Quem mora em apartamento, pode fazer a higiene dos pets com um pano, logo no hall de entrada do imóvel. Em casa, a oportunidade de lavar no quintal é perfeita”, relata.

Publicidade



Produtos de limpeza:


Divulgação
Divulgação


Como a transmissão por superfícies é muito comum, bancadas, mesas e escrivaninhas precisam estar sempre limpas, ainda mais para quem está trabalhando de casa. É importante saber quais os produtos que agem contra o Coronavírus:
- Água sanitária;
- Desinfetantes em geral;
- Limpadores multiuso com cloro;
- Limpadores multiuso com álcool;
- Álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 60% e 80%);
- Detergente e sabão

Publicidade


Ciente dos materiais eficazes, vale lembrar em quais superfícies podem ser aplicados sem correr o risco de danificar a casa, por exemplo. "Pedras naturais, como o mármore, devem ser limpas apenas com água e detergente, para não correr o risco de estragar. O porcelanato também deve ser limpo com água e detergente, porém, se aplicado no piso, indico passar um pano com álcool para finalizar a limpeza”, conta a arquiteta Pati Cillo.


Tudo que chegar da rua também deve ser higienizado imediatamente – incluindo as compras de supermercado. "Com um pano multiuso, uso produtos para limpar as embalagens que não podem ser lavadas. Do mais, levo tudo para debaixo da torneira e descarto as embalagens antes mesmo antes de entrar em casa”, revela a arquiteta Karina Korn.

Publicidade


As roupas usadas na rua precisam ser tiradas imediatamente e colocadas dentro de um saco ou balde. "É preciso deixar separado em uma sacola até o manuseio. O mais indicado é colocar na máquina de lavar imediatamente”, explica Pati.


Divulgação
Divulgação


O banheiro merece atenção especial e quem traz a dica de limpeza é a designer de interiores Mariana Rodrigues. "Por si só, o ambiente já é uma área que demanda limpeza frequente e organização. Assim, sou adepta do cloro para higienização, inclusive em louças sanitárias e áreas do box”

Publicidade



Confira outras dicas importantes para evitar o contágio:


Divulgação
Divulgação


Dê preferência aos serviços de entrega em casa;


Os itens que saíram com você, como chave, carteira ou bolsa, devem ficar logo na entrada e também devem ser higienizados. Se não há um hall de entrada ou um aparador, improvise uma caixa para deixar os pertences próximos à porta de entrada;


Os itens que foram para a rua, mas são necessários dentro de casa, como celular ou óculos, pedem higienização logo que adentrar a residência;


Retire almofadas, mantas e itens desnecessários que podem acumular sujeira e não precisam ficar expostos durante a pandemia;

Não armazene nada dentro dos armários ou geladeira sem limpar com água e sabão previamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade