20/02/20
32º/19ºLONDRINA
Confira!

Inspire-se no modelo de box ideal para o seu banheiro

Por um longo período, o box era só uma peça funcional que delimitava a área do chuveiro. Mas o tempo passou e hoje ele tem uma função que vai além de proteger o ambiente da água do banho: tornou-se parte da decoração do ambiente. "O box deixou de ser apenas um fechamento de vidro e passou a compor com o estilo de décor pensado para o banheiro”, revela a arquiteta Erika Mello, sócia de Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura.

Luis Gomes
Luis Gomes


O mercado disponibiliza diferentes tipos de vidros, com formas de instalações variadas, além de acabamentos e cores de box. A dupla revela suas experiências em projetos que colaboram para inspirar e orientar aqueles que estão pensando em construir ou reformar o ambiente. Confira:


Box pequeno

O banheiro do apartamento, com apenas 33 m², contava com pouca claridade natural. Assim, os arquitetos adotaram a instalação de spots combinados com modelo transparente do material, que ainda contribuíram para melhorar a atmosfera do ambiente, e ainda combinaram um efeito de cromoterapia para o relaxamento da moradora.

Para decidir o modelo certo, cabe uma avaliação. "Por se tratar de espaços restritos, deve-se dedicar atenção para o movimento de abertura da porta”, explica Renato Andrade.

No banheiro pequeno projetado pelo escritório, as portas de correr deixariam a abertura muito menor do que realmente deve ser. Por isso, a escolha foi para o modelo de abrir. "Sempre observamos o cuidado para que a porta não passe debaixo do chuveiro”, alerta Erika Mello.


Box com porta articulada

O banheiro pode ser desvalorizado se o tamanho do box estiver errado. As portas flexíveis ou articuladas poupam espaço e facilitam na passagem, conferindo uma ampla abertura. A quantidade de portas varia de acordo com o espaço e o projeto. Nessa área de banho com 0,72 m², a solução se deu com apenas duas faces articuladas.


Box funcional

Nesse projeto, Renato e Erika trabalharam em um banheiro, posicionado em um canto do apartamento, e utilizado para visitas e hóspedes. A porta lateral dentro do box é funcional e contempla o espaço que recebe o varal e as condensadoras. O box recebeu os trilhos que dão suporte para os painéis de vidro e são indispensáveis para quando não se pode ter uma abertura fixa. "A porta deve ter um bom tamanho de acesso, com o máximo de abertura possível”, explica Renato Andrade.


Box integrado ao quarto

O quarto é simples e aconchegante, combinando perfeitamente com a delicadeza da moradora. A proposta de suíte foi modernizada, já que a área de banho não conta com divisórias. Mas antes de pensar no estilo, foi necessário priorizar a segurança do banheiro. É ideal que o vidro seja temperado ou laminado e, para evitar acidentes, a instalação deve ser feita corretamente, assim como a utilização de materiais de qualidade.


Box com chuveiro duplo

Muitas pessoas sonham com o chuveiro duplo e a sua viabilidade leva em conta o espaço disponível para isso. Atualmente existem inúmeras possibilidades para o box do chuveiro, como o formato, que pode variar de acordo com o layout do banheiro. A janela que fica dentro da cabine contribui para uma boa circulação de ar, por isso a escolha do box ocupou toda a extremidade do espaço e seguiu até o teto.
Redação Bonde com Andrade & Mello Arquitetura e Interiores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Carnaval

Dicas para lavagem de roupas com lantejoula

Veja mais e a capa do canal