Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Funcionalidade e sofisticação

Lavabos com estilo e personalidade: inspirações para destacar o ambiente

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 mai 2021 às 15:56
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Composto basicamente pela bancada com cuba e bacia sanitária, o lavabo está integrado à área social e é pensado para receber os visitantes, proporcionando mais privacidade ao banheiro dos moradores, localizado na área íntima. Geralmente com uma metragem reduzida, a elaboração do projeto do lavabo pode configurar-se como um desafio para o profissional de arquitetura de interiores, que precisa otimizar a instalação dos elementos dentro das metragens e, ao mesmo tempo, trabalhar uma ambientação singular. Não existe uma regra, mas é possível sim mergulhar na criatividade e referências para elaborar um espaço cheio de personalidade!


Por não se tratar de um ambiente com umidade – diferentemente da função do banheiro que recebe os vapores do chuveiro –, é possível apostar em um revestimento de madeira e papel de parede, entre outros materiais sensíveis ao contato direto com água. Reunimos um time de arquitetos que compartilham as inspirações de seus projetos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divulgação
Divulgação


Aposta no contraste de cores

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Apostando na combinação do claro com o escuro, os profissionais optaram por instalar uma bacia sanitária com acabamento matte, contrastando com o tom claro das paredes e piso, transformaram um banheiro social em um lavabo sofisticado e charmoso.

Publicidade


Uma boa pedida é a bancada em mármore, que se estende pelas laterais formando um ‘U’ complementa o décor junto com um espelho que oferece um ponto a mais de iluminação – essencial para retocar a maquiagem ou conferir o look antes de sair do ambiente. Logo abaixo, o armário de madeira ripada, com um corte refinado, tem a função de armazenar os itens de higiene pessoal, deixando o espaço organizado.


Divulgação
Divulgação


Atmosfera industrial

Publicidade


O estilo industrial também pode compor um lavabo. Aproveitando a coluna de sustentação do prédio, a arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura, aproveitou o concreto aparente da parede para imprimir um ar mais urbano ao ambiente. A bancada de vidro, junto com o piso de mármore, contrapõe com o mobiliário retilíneo de madeira em tom suave, que parece alongar e ampliar o ambiente. Tais elementos contrastam totalmente com a parede ao fundo, quebrando um pouco a seriedade que o cimento queimado transmite.


Pensando na funcionalidade, Júlia inseriu um armário espelhado que amplia, ao mesmo tempo que também auxilia na organização. Para complementar, foram instaladas fitas de led nas duas extremidades do armário como forma de caprichar na iluminação. A decoração simples com vasos de plantas, cestas e velas, além de harmonizar com o restante do lavabo, não ofusca os outros elementos que a arquiteta utilizou para compor o cômodo.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


O requinte do Limestone


Neste lavabo, a arquiteta Isabella Nalon promoveu a união entre o rústico e o clássico ao decidir pelo Limestone Mont Doré para desenhar a bancada com cuba esculpida. Reconhecida como uma pedra natural extremamente nobre e resistente, a escolha de Isabella, além da beleza, se justifica pela intenção de resguardar o frontão da umidade. Seguindo uma paleta de tons claros, o projeto ainda combina o papel de parede, que ajuda a criar um lugar intimista, e ganha força com o imponente rodapé de MDF, que chega a 25 cm de altura e arremata o piso com estilo, dando a sensação de pé-direito maior.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


O despojamento do universo geek


E quem disse que o lavabo não pode incorporar o universo geek dos moradores? Foi assim que a saga Star Wars conduziu o projeto assinado pela arquiteta Marina Carvalho. Apelidado carinhosamente pelos moradores como "cubo negro”, o ambiente exalta a forma geométrica de uma caixa para favorecer a disposição dos ambientes. Todo lado externo foi revestido como MFD preto e, para ilustrar, artistas foram contratados para ilustrar com os desenhos, grafias, ilustrações e frases das séries favoritas do casal. "A inspiração foi de uma lousa, que permitiu um efeito mais estilizado”, compartilha a arquiteta Marina Carvalho.

Publicidade


Os personagens Darth Vader e Stormtrooper são acompanhados pelas louças sanitárias pretas e o quadrinho com a famosa frase proferida pelo mestre jedi Obi Wan Kenobi, para Luke Skywalker, no Episódio IV – Uma Nova Esperança, de Star Wars: May the Force be with you (Que a força esteja com você).


Cores intensas encantam e surpreendem

No lavabo também é possível misturar as cores para deixar o cômodo mais descontraído e atual. Neste projeto da arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura, a bancada amarela, executada em quartzo, material durável e resistente, quebra a seriedade do cinza da parede e harmoniza com o piso de porcelanato preto. A porta do lavabo é discreta e ficou camuflada no volume cinza ao lado do pilar que dá sustentação ao prédio.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Pastilhas de madrepérola e espelho vitoriano


Neste apartamento reformado pela arquiteta Isabella Nalon, a ousadia na mistura de materiais, cores e formatos resultou num estilo mais clássico. A bancada foi revestida de pastilha de madrepérola, que recebeu uma cuba de apoio redonda. Já sobre o espelho, que vai de uma ponta a outra do ambiente, foi instalado outro espelho veneziano – uma mistura nada convencional, que o morador amou.


Múltiplas funções


A funcionalidade também pode e deve fazer parte do lavabo. Neste projeto totalmente original, arquiteta Marina Carvalho transformou a área do box em uma rouparia que fica escondida atrás da porta de espelho, reaproveitando cada espaço sem perder a harmonia estética do ambiente. A cor avermelhada do cômodo é herdada da paleta de cores do apartamento e contrasta com o branco da bancada esculpida em quartzo, resultando em sofisticação e autenticidade para o lavabo.


Divulgação
Divulgação


Minimalismo e sofisticação

Nesta proposta de lavabo assinada pela dupla de arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia, o ambiente evoca seu refinamento com o papel de parede cinza, que reveste todas as paredes. A delicadeza do rose gold marca presença em detalhes como os dois pendentes, a torneira, o suporte de toalha, o tom cobre que ‘envelopa’ a tubulação e os objetos decorativos dispostos na bancada e na base inferior em madeira. Para finalizar, o espelho oval se diferencia por seu formato diferenciado, surpreendendo quem chega.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade