Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
É lei estadual

Limpeza de caixa d'água no inverno ajuda a prevenir focos do Aedes aegypti

Redação Bonde
15 jun 2016 às 17:26
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com os termômetros registrando temperaturas cada vez mais baixas, muitos acreditam estar livres do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Apesar da atividade reprodutiva do Aedes aegypti diminuir durante o frio, é nesta época do ano que os cuidados devem ser intensificados. "Assim é possível acabar com os criadouros e, consequentemente, reduzir o alcance da doença no ano seguinte", explica Juberson Fabiano do Prado, engenheiro agrônomo da Bio Control.

Além disso, você sabia que existe uma lei que estabelece a limpeza a cada seis meses? A lei estadual 13.331, de 2001, estabelece a obrigatoriedade da limpeza periódica dos reservatórios de água por um período não superior a seis meses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Limpar periodicamente a caixa d'água, além de ser útil para verificar a existência de vazamentos, pode evitar doenças como a leptospirose, gastroenterites, diarreia e as transmitidas pelo Aedes aegypti. "Nem sempre os micro-organismos presentes na água alteram sua cor, cheiro ou gosto. Por isso, a limpeza dos reservatórios é fundamental para manter a qualidade da água e evitar a proliferação de vírus e bactérias que possam ser prejudiciais à saúde", afirma o engenheiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Segundo especialistas, a contaminação se dá principalmente pelo fechamento incorreto da caixa d'água - a falta de vedação possibilita a entrada de poeira, insetos e animais, como ratos, baratas, pombos, morcegos e mosquitos. Para garantir a qualidade da água, a recomendação é que a higienização seja realizada a cada seis meses. Em residências, o próprio morador pode fazer a limpeza, mas existem empresas especializadas que oferecem o serviço, principalmente para empresas e condomínios.

Publicidade


"Muitas vezes a caixa d'água fica em local de difícil acesso e um profissional treinado, com capacitação em normas específicas de segurança do trabalho, garante a higienização correta, além de minimizar os riscos", revela Prado. Em reservatórios maiores, é necessário o uso de equipamentos de segurança - medidor de gases, luvas de borracha e máscara - já que a sujeira acumulada pode gerar gases como o metano, extremamente tóxico.


O engenheiro agrônomo indica o passo a passo para fazer a limpeza da maneira certa e segura:

Publicidade



Feche o registro de entrada de água e esvazie o reservatório, deixando apenas um palmo de água no fundo para utilizar na limpeza;


Tampe a saída de água e escove as paredes internas com uma escova plástica. Não utilize sabão, detergente ou qualquer outro produto químico para fazer a higienização;

Publicidade


Enxague, retirando toda a sujeira, e depois seque totalmente o reservatório com panos limpos;


Pulverize hipoclorito de sódio 0,2% (água sanitária) nas paredes e no fundo da caixa;


Abra o registro e deixe o reservatório encher;

Lave a tampa e feche corretamente a caixa d'água. Dentro de seis meses, repita a operação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade