Pesquisar

Canais

Serviços

Resistentes

Muita luz e pouca água: veja flores que são ideais para cultivar no verão

- Reprodução
Redação Bonde
22 dez 2015 às 10:55
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Na época mais quente do ano as pessoas querem tornar os ambientes mais agradáveis, principalmente quando se trata da própria casa. Com isso, plantas e flores se tornam itens indispensáveis para colorir, perfumar e deixar o interior ou o quintal de uma residência muito mais fresco e aconchegante.

Continua depois da publicidade

Para quem planeja dar um toque especial no ambiente familiar, o ideal é optar por flores que necessitem de muita luz e pouca água. "Se o objetivo é tornar o ambiente mais leve, relaxante e bonito, a lavanda é uma boa pedida. É uma planta que se desenvolve melhor em solos arenosos, requer muita luz e água, pelo menos três vezes por semana", sugere Bruno José Esperança, gerente geral da Esalflores. "Uma flor perfeita para o verão é a tagetes. Além de necessitar de muito sol, pode suportar altas temperaturas", detalha Esperança.


Reprodução
Reprodução


No entanto, ele lembra que existem exceções. A orquídea, uma flor que chama a atenção pela sua beleza, é ideal para dar um toque elegante ao lar, mas exige cuidados diferenciados. "A recomendação é colocá-la próxima de uma janela orientada para o sul, distante das radiações de sol durante os dias de calor, pois pode prejudicar a planta", orienta.


Reprodução
Reprodução


Por outro lado, se a ideia é colorir o ambiente, a açucena tem uma variedade de cores e podem chegar a ser tão diferentes entre si que três espécies distintas já garantem uma bela decoração. No entanto, Esperança alerta que a terra deve estar fresca e não pode receber sol diretamente. "Outras boas opções para o verão são o jacinto e a bromélia", orienta.


Reprodução
Reprodução


Suculentas

Continua depois da publicidade


Plantas exóticas, de coloração viva e com uma aparência graciosa devido as suas folhagens gordinhas, as suculentas são outra ótima opção para decorar a casa ou o jardim, agregando beleza e praticidade. São ideias para quem não tem espaço em casa e nem tempo para cuidar. Originárias da África, essas plantas aguentam passar o dia todo expostas ao sol sem sofrer danos.


Com mais de 12 mil espécies pelo mundo, as suculentas podem apresentar flores vistosas, cores diferenciadas ou formatos exóticos, como a planta pedra, que ganhou esse nome pela sua aparência de pedregulhos.


Pouca água e um solo rico em nutrientes: isso é tudo o que essas plantas precisam. A preparação de solo perfeito para as suculentas consiste em três partes de areia para uma de terra vegetal (só depois da mistura pronta acrescente o adubo orgânico). A rega deverá ser feita de maneira espaçada, o excesso poderá apodrecer as raízes das plantas e matá-las. No verão, uma vez por semana é suficiente.


Na mesma medida que essas plantas não gostam de água elas amam o sol, de fato muitas espécies de suculentas precisam de pleno sol para sobreviver. Para que não exista erro na quantidade de sol que você deverá oferecer pergunte sempre ao florista qual a espécie que você está levando e compare com as informações abaixo:


Grupo 1 - Pleno sol: Kalanchoe tyrsifolia;


Grupo 2 - Meia sombra: Echeverias, Crassulas;

Grupo 3 - Sombra: Zamioculcas, Rhipsalis, Haliora, Gasteria, Haworthias.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade