Pesquisar

Canais

Serviços

- Casa Cor SP
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Na Casa Cor SP

Novidade: estampas inusitadas para piscinas

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Cinco ambientes da Casa Cor trazem as novas estampas de vinil Sibrape: para o espaço "Star da Piscina", a grande novidade são os tons de verde imitando pastilhas; na "Chocolateria", o espelho d´água é revestido por vinil que reproduz cenas de chocolate derretido; na "Varanda do Auditório" da Casa Hotel, o espelho d´água traz vinil branco decorado com pequenas pastilhas; na capela do "Auditório", o espelho d´água tem vinil branco encoberto com pedras verdes; e, no "Espaço do Golf", o lago é revestido com vinil atóxico na cor cinza, o que possibilita a criação de peixes

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Cada vez mais o vinil ganha a aprovação dos arquitetos e é visto por eles como uma opção prática, versátil e moderna. A Casa Cor SP reflete bem essa tendência, quando cinco ambientes da mostra trazem o revestimento em seus projetos. O vinil não só adere a qualquer formato, possibilitando a criação de piscinas ou espelhos d´água ousados, como também proporciona a personalização das estampas.

Continua depois da publicidade


Star da piscina - Casa Cor


A piscina da Casa Cor, que é uma Sibrape, se apresenta nas cores verde musgo e verde suave como novidade para as áreas de lazer. O colorido nesse tom tem a intenção de provocar uma aproximação com a natureza. A nova estampa de vinil, toda decorada de pastilhas, leva o estilo e o nome da arquiteta e paisagista que a personalizou especialmente para a mostra: "Pastilha Gigi Botelho".


"Optei pelos tons de verde com a finalidade de fazer a perfeita integração entre o paisagismo e a piscina, substituindo o tradicional azul. O verde musgo compõe a prainha e os detalhes do fundo da piscina. O outro, mais suave, está nas paredes e também ao fundo", explica Gigi Botelho.

Continua depois da publicidade


Para dar mais aconchego e levar sombra em parte da piscina, foi plantada uma jaboticabeira no ambiente, que também está rico em vegetação de baixa manutenção para garantir, constantemente, uma boa apresentação de jardim bem cuidado.


"Priorizando a sustentabilidade, criamos um espaço onde reúne a piscina de 9.500 litros, um cantinho para leitura e varanda. Escolhi a piscina de vinil por ser flexível e funcionar como revestimento impermeabilizante, portanto, a estrutura de alvenaria leve usa pouca ferragem. E, também, por ser considerada sustentável em vários aspectos: um deles é pelo fato do revestimento poder ser transformado em outros produtos, como guarnições de box ou perfilados flexíveis, por exemplo", conta a arquiteta.


Chocolateria - Casa Cor


Projetada pela arquiteta Cilene Monteiro Lupi, a Chocolateria é um ambiente marcado por "aconchego e simplicidade sofisticada". "A forte característica de todos os meus projetos sempre foi a de reutilizar materiais e com responsabilidade social."


A Chocolateria possui uma fonte com espelho d´água envolvida por painéis - paredes de gesso que formam a sua estrutura. Uma fantástica reprodução de chocolate derretido no vinil se esconde atrás do espelho d´água. O impacto inusitado é causado pelo contraste do chocolate quente e a água jorrada pela fonte.


Construída pela Sibrape, a fonte em forma de nicho, revela inimagináveis possibilidades de impressão de estampas de vinil. A reprodução digital da imagem de chocolate, criada pela arquiteta, também é a grande novidade da Sibrape na Casa Cor. "Escolhi o vinil Sibrape pela sua capacidade de personalização e por ser um revestimento reutilizável, inclusive, na fabricação de material para janelas de PVC. Procurei materiais que pudessem atender ao meu projeto de forma estética, criativa e sem agredir a natureza, retornando para ela ou reciclando", finaliza Cilene Monteiro Lupi.


Varanda do auditório - Casa Hotel


Um ambiente de relaxamento, com materiais claros e suaves. Esse foi o objetivo da arquiteta e decoradora Clélia Regina Ângelo, ao projetar a Varanda do auditório da Casa Hotel. E para completar o espaço agradável, que visa o bem-estar do visitante, a presença de espelhos d´água com plantas aquáticas proporciona o som da água nos dois extremos da varanda.


Para decorar e revestir esse cantinho aconchegante e inspirador proporcionado pela água, a Sibrape deu total liberdade à arquiteta para a criação do vinil. O lançamento de um revestimento branco, todo desenhado de pastilhas de vidro tamanho 2x2cm, traz o nome da estampa personalizada: "Pastilha Clélia".


"O vinil branco acompanha os tons do ambiente, acentuando a intenção de relaxamento com graça e charme. Sem contar a característica do produto de fácil manutenção e seu caráter sustentável", afirma a arquiteta, que explora a sustentabilidade pensada em todos os detalhes. "Os espelhos d´água, combinados com o projeto paisagístico, despertam a consciência da renovação e do aproveitamento dos materiais", completa.


Auditório - Casa Hotel


Projetado pelo arquiteto Ricardo Rossi, o ambiente corporativo com aspecto de Capela, traz um espelho d´água em forma de meia lua. Sobre ele está o altar, um deck de madeira em balanço, que dá a sensação de estar flutuando em cima da água.


O vinil Sibrape, que reveste o espelho, foi escolhido pelo arquiteto para passar a impressão de lago natural. Ricardo Rossi optou pela estampa branca lisa, encoberta por pedras na cor verde, vindas da Ásia (Green Stone). Na parece circular e ao fundo do espelho elas ficam soltas, dando naturalidade à montagem. "Com essa mistura do natural, abre-se um novo nicho de mercado para o vinil. É a busca contemporânea do visual da natureza, com a vantagem da rapidez de execução e excelente impermeabilidade, que são algumas das principais características do revestimento, aliadas à opção de estampas em aspecto natural. A liberdade de criação é total, e o resultado bastante gratificante", completa Rossi.


Espaço do Golf - Casa Hotel


Num campo de golfe não poderia faltar o lago. O arquiteto Manoel Brancante reproduz esse espaço, em pequena escala, porém interativo, com a presença de um lago na forma orgânica, envolvido pelo campo.


E como todo lago pode ter plantas aquáticas e espécies de peixes, o da Casa Hotel não seria diferente. Só que para isso houve a preocupação em manter esses elementos vivos. E foi possível por meio da "Revestimanta Sibrape" - revestimento impermeável para lagos e reservatórios de água.


Em tom de cinza, o revestimento é atóxico, por isso garante a sobrevivência dos peixes e plantas. "Com esse vinil especial da Sibrape, consegui uma característica super natural para o lago. Essa é a vantagem, criar com toda liberdade e flexibilidade", comemora Brancante.


A "Revestimanta Sibrape" é confeccionada com geomembrana de PVC flexível de 1mm de espessura, possui estabilidade mecânica para resistir a todo tipo de fissura e se adapta a reservatórios de qualquer concepção arquitetônica: enterrado, suspenso, cilíndrico e até com pilares internos.

A Casa Cor SP acontece de 26 de maio a 14 de julho, no Jockey Club de São Paulo. Este ano, apresenta três mostras simultâneas: "Casa Cor", "Casa Hotel" e "Casa Kids". Cerca de 125 ambientes estão expostos em 44 mil m2 de área ocupada e 22 mil m2 de área construída.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade