Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Natureza em casa

Pensando em montar um jardim de inverno? Saiba por onde começar

Heloisa Corso - Estagiária*
29 jul 2021 às 15:36
Continua depois da publicidade

Grande tendência na decoração, os jardins de inverno são uma alternativa para ter o mínimo de contato com a natureza mesmo dentro de casa. Quem opta por montar um, tem garantido um espaço arejado, aconchegante e sofisticado.

Continua depois da publicidade


Antes de montar nosso jardim de inverno, é preciso entender o que é e a sua funcionalidade. Ele surgiu em países frios, onde as baixas temperaturas dificultam o cultivo de flores e plantas. A solução encontrada foi trazê-las para dentro de casa, onde seriam protegidas do clima gelado. Os jardins de inverno fizeram tanto sucesso que os países tropicais, como o Brasil, adotaram o estilo para as suas casas.

Continua depois da publicidade


O lado bom deste tipo de decoração é que, além de trazer inúmeros benefícios para o bem estar dos moradores da casa, eles são uma solução econômica para valorizar os ambientes. Por isso, aqui vão algumas dicas para quem quer começar a montar seu jardim de inverno.


Escolha o local

Continua depois da publicidade


O local que você escolher para montar seu jardim de inverno estará diretamente ligado ao tipo de vegetação que irá cultivar. Atente-se à iluminação, ventilação, ao fácil acesso e se o restante do ambiente combina com a nova decoração.


Para fugir do comum, uma boa opção é no quarto isolado por paredes de vidro, na varanda e debaixo da escada. Assim, você consegue dar mais destaque a ambientes que antes não tinham vida.


O que plantar?


Cada ambiente é mais favorável a um tipo de planta. Priorize as escolhas práticas de acordo com a ventilação e o grau de luminosidade natural. Há no mercado diversas plantas que gostam da baixa luminosidade e ambientes mais úmidos, como a Espada de São Jorge, enquanto há aquelas que gostam de muito sol e pouca água, como as Rosas do Deserto.


Os móveis fazem a diferença


Não há nada que combine mais com os jardins de inverno do que móveis de madeira. Para uma combinação perfeita, aposte em portas de vidro transparente, dando vida própria à sua pequena floresta.


A única ressalva é atentar-se às condições que o móveis ficarão expostos para garantir uma maior vida útil a eles.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Continue lendo