Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Paisagem natalina

Prepare a casa e o jardim para as festas de fim de ano

Redação Bonde
10 out 2012 às 11:58
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Natal se aproxima e nos contagia com seu espírito de solidariedade e amor. Nestes momentos que antecedem a grande data festiva sentimos um grande prazer em enfeitar a casa toda, reunir a família inteira e celebrar com alegria o nascimento de Jesus.

Para valorizar a decoração natalina, as plantas têm um papel fundamental. Alguns símbolos importantes presentes no Natal estão relacionados com o próprio Cristo, considerado a "árvore da vida".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pinheiro foi, por muitos anos, a árvore escolhida nos países do norte porque era a única que permanecia verde e bonita mesmo com todo o frio e neve no inverno. A nossa cultura, formada por estes povos ocidentais, imediatamente adotou o pinheiro como símbolo de Natal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


No Brasil, uma das plantas mais tradicionais nesta época, perdendo apenas para o pinheiro é a Poinsétia (Euphorbia pulcherrima). Ela apresenta folhas bem verdes e brácteas vermelhas com formato de estrela, é bastante rústica e pode enfeitar o jardim externo, na forma de arbustos e o interior da residência, plantada em vasos. Existem muitas variedades à sua escolha, de simples a dobradas, e com flores brancas inclusive.

Publicidade


Outros símbolos importantes são as bolas vermelhas que tradicionalmente simbolizam os frutos da árvore da vida. Por conseguinte plantas com flores e frutos vermelhos entram naturalmente na decoração de Natal. Por residirmos em um país tropical, devemos procurar sempre escolher as plantas de cor verde e vermelha que estarão em plena floração e ou frutificação nesta época.


Reprodução
Reprodução


A escolha do pinheiro é muito importante, principalmente se você desejar plantá-lo no jardim posteriormente. Os preferidos são:

Publicidade


- Tuia-europa (Chamaecyparis psifera 'Stewart')
- Tuia-áurea (Chamaecyparis plumosa 'Aurea')
- Tuia-holandesa (Cupressus macrocarpa)
- Tuia-macarrão (Chamaecyparis pisifera 'filifera-aurea')
- Cipreste-dourado (Chamaecyparis obtusa 'cripssii')
- Cipreste-de-hinochi (Chamaecypares obtusa 'nana gracillis')
- Pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia)


Tome alguns cuidados ao adquirir seu pinheiro de Natal. Escolha uma muda sadia e vistosa, com o torrão proporcional à sua altura. É comum que aproveitadores vendam galhos fincados na terra durante esta época. Após a aquisição os cuidados continuam, coloque-a em local bem iluminado dentro de casa e não esqueça de regar regularmente. Após o Natal é possível que, mesmo com estes cuidados, sua planta não sobreviva pois ela sofre muito em ambientes internos. Plante-a o mais rápido possível no jardim, para que possa se recuperar plenamente.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Preparando o jardim


O jardim também merece cuidados especiais para estar mais bonito do que nunca no período de festas. Os canteiros e as jardineiras não devem ser esquecidos. Ótimas opções são a Alegria-de-jardim (Salvia splendens) e a pimenteira (Capsicum baccatum), que devem ser plantadas com bastante antecedência para que possam se denvolver bem até o Natal. Utilize como substrato uma parte de terra de jardim misturada com duas partes de terra vegetal.

Publicidade


Regue regularmente e adube com NPK 10-10-10, conforme a recomendação do fabricante, que elas permanecerão bonitas durante todo o verão. A Mussaenda-vermelha (Mussaenda erythrophylla) também é uma planta bastante interessante (note que a sua flor é em forma de estrela...outro símbolo de Natal que dispensa explicações), podendo ser conduzida como arbusto ou como trepadeira de acordo com a necessidade.


Reprodução
Reprodução


Outra opção é a Lágrima-de-cristo (Clerodendron thomsonae). Esta época do ano ela floresce intensamente e a combinação de sua folhagem verde brilhante com as flores vermelhas envoltas pelo cálice branco, passam uma incrível sensação de árvore nevada à noite, quando as pequenas luzes de Natal iluminam toda a sua extensão.

Publicidade


Nos jardins, a iluminação é um show à parte. Enrole o caule e os galhos aparentes de árvores, com mini-lâmpadas brancas para um efeito espetacular, tomando muito cuidado com o isolamento da fiação elétrica e desligando sempre durante o dia e quando a chuva ameaçar cair.


Aproveite para preparar guirlandas e arranjos com plantas naturais juntando ramos de pimenteira, hera, azevinho, nandina, samambaia e cipreste, pinhas, maçãs e flores secas coloridas de vermelho e dourado e arremate sempre com laços de fita bem largos e vistosos, comprados em lojas de artesanato.

(Com informações são do site especializado jardineiro.net)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade