Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Horta orgânica

Receitinha caseira para livrar suas plantas dos pulgões sem usar venenos

Redação Bonde
21 dez 2015 às 10:46
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vivemos hoje em uma selva de pedra, mas, nem por isso, deixamos de lado a o hábito de plantar e colher, - muito pelo contrário, está cada vez mais na "moda" ter a sua própria horta e seus próprios alimentos por perto, seja em um grande jardim ou até mesmo dentro de um pequeno vaso.

Sabendo disso, vejo que muitas pessoas ainda "sofrem", pelo menos um pouco, na hora de cultivar suas próprias hortaliças – e um dos principais problemas é a presença de pulgões, que prejudicam o crescimento dos vegetais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pulgão é uma das pragas mais comuns na agricultura e nos jardins. Alguns estudos indicam que ele aparece quando existe uma desordem fisiológica na planta, ou seja, quando alguma "coisa" na planta ou no ambiente não está certa, como a falta de água ou falta de algum nutriente para a planta se tornar mais forte e saudável.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Para evitar esse problema, uma das recomendações é a realização de uma poda de limpeza na planta no final do inverno, já que dessa forma é possível eliminar os ramos doentes, quebrados e/ou danificados. Também é importante fazer a rega dessa planta sempre que estivermos passando pelos dias de estiagem e pouca umidade, assim como fazer uma boa adubação no início na primavera, aplicando calcário para fortalecer e proteger ainda mais a planta – evitando possíveis pragas, como o pulgão.

Publicidade


Para o controle efetivo do pulgão recomendo o extrato de alho, que é muito fácil de fazer. A receita é composta por 100g de alho, meio litro de água, 10g de sabão de coco e 2 colheres das de café de óleo mineral.


Para preparar é muito fácil: basta amassar os dentes de alho e misturar o óleo mineral. Deixar em repouso por 24 horas. Em uma garrafa pet, coloque a água e o sabão de coco, agite bem, até o sabão derreter. Depois peneire o alho, e coloque o óleo mineral na garrafa pet. Misture bem. Está pronto. Essa mistura deve ser diluída em 10 litros de água, e pulverizada na planta sempre ao entardecer.

*Por Carol Chab, engenheira agrônoma e radialista da Rádio Mais 1120, de São José dos Pinhais, no Paraná (http://carolchab.com.br).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade