Pesquisar

Canais

Serviços

Velas e óleos podem ser utilizados como repelentes naturais - Arquivo Folha
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Bem simples

Saiba como afastar os insetos com óleos essenciais

Redação Bonde
05 fev 2010 às 12:08
Continua depois da publicidade

Com o uso de óleos essenciais, você pode repelir os insetos e combater à dengue de maneira natural. As dicas são da aromaterapeuta e aromatóloga Samia Maluf, que ensina receitas de repelentes.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O verão não vem acompanhado, apenas, de dias ensolarados, férias e viagens. É uma época em que se fala muito em dengue na invasão de insetos – especialmente os pernilongos.

Continua depois da publicidade


A Aromaterapia, por meio dos óleos essenciais, colabora para que estes insetos fiquem longe. Quem explica é a aromaterapeuta e aromatóloga Samia Maluf. "Há muito tempo os caboclos já utilizavam os óleos de citronela e copaíba para afastar qualquer tipo de mosquito e inseto dos locais onde viviam. Hoje, com o avanço da tecnologia, obtemos estes óleos concentrados, os chamados óleos essenciais, retirados das mesmas plantas e com uma eficácia ainda maior".


Para plantas, quintais e jardins


Para evitar a dengue, além de medidas como esvaziar pratinhos de plantas, garrafas e espaços que apresentem água parada, Samia recomenda o seguinte procedimento: acrescentar, a cada 100 ml de água limpa, 50 gotas de óleo essencial de citronela ou copaíba.

Continua depois da publicidade


A mistura deve ser aplicada nos cantinhos e frestas difíceis de limpar ou que acumulam água de chuva. "É aconselhável utilizá-la, também, para borrifar plantas do quintal ou jardim", acrescenta Samia.


Repelente natural


Velas e óleos podem ser utilizados como repelentes naturais. Óleos essenciais de andiroba ou copaíba podem ser acrescentados na fabricação de velas. Quando acesas, protegem o ambiente exalando um bom aroma.


Para aplicar diretamente na pele, Samia indica uma mistura de três gotas óleo de copaíba e três gotas de óleo essencial de citronela em uma colher de sopa de óleo vegetal ou gel. "É uma receita simples e eficiente, que livra as pessoas das picadas". Vale um lembrete: os óleos de citronela e copaíba nunca podem ser usados diretamente sobre a pele, somente diluídos em óleo vegetal ou gel.


Na praia ou quando for se expor ao sol, é preferível utilizar somente o óleo de copaíba, já que o de citronela é fotossensibilizante, ou seja, sob a ação do sol ele pode manchar a pele. É ideal usar um bloqueador solar junto com os óleos essenciais.

Caso você seja picado por um inseto, uma boa dica é aplicar sobre as picadas os óleos essenciais de Tea Tree e Lavanda Francesa (esses podem ser usados diretamente sobre a pele). Eles eliminam a coceira e agem como antissépticos.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade