Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Merece atenção

Saiba como escolher a cabeceira ideal para o seu dormitório

Redação Bonde com Infinity Spaces Arquitetura e Interiores
09 jan 2020 às 16:41
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chegada de um novo ano costuma vir acompanhado do desejo de mudanças em casa. Um novo toque nos ambientes da residência renova a atmosfera do lugar e responde aos anseios do morador. No dormitório, um ambiente tão íntimo e pensado para momentos de relaxamento e descanso, não poderia ser diferente.

Entre tantos itens para renovar, você já pensou na cabeceira da cama? Com o advento dos modelos box, que surgiu como uma substituição para as tradicionais camas de madeira com estrado, em um primeiro momento a cabeceira deixou de receber a atenção merecida. Mas pouco tempo depois o item deixou de ser tratado como coadjuvante para ser destaque nos projetos de interiores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, ressalta que a cabeceira exerce inúmeras funções. Além de proporcionar conforto para o morador, que pode, por exemplo, apoiar-se para seus momentos de leitura antes de dormir, a peça alçou o status de acabamento diferenciado para a parede que apoiará a cama. "Nos projetos que realizo, aprecio muito a importância que a cabeceira assume”, afirma a profissional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Baseada em sua experiência, ela compartilha dicas de como deixar o dormitório ainda mais aconchegante por meio da cabeceira.

Publicidade



Como escolher a cabeceira ideal


A designer de interiores explica que o ponto de partida para a decisão está relacionado ao gosto e as expectativas dos moradores. "Se a preferência for pelo conforto em momentos como recostar e assistir um filme, as cabeceiras estofadas são um caminho natural para a execução do projeto”, destaca Giseli.

Publicidade


Todavia, se o cliente destacar o desejo pela praticidade e uma estética arrojada, é possível trabalhar com alternativas como a marcenaria e a serralheria em desenhos exclusivos.



Principais modelos

Publicidade


Com um leque de materiais disponíveis no mercado, é possível produzir cabeceiras dos mais diversos estilos. Geralmente, as versões estofadas são revestidas de tecidos – lisos, estampados e xadrez, entre outros, ou o couro, que nas versões legítimo, sintético e ecológico oferecem resistência. É um ótimo apoio para as costas e minimiza o aparecimento de manchas.


Quando a opção for a madeira, a flexibilidade da matéria-prima permite fluir a criatividade através do uso de acabamentos com a laca, trazendo um efeito moderno ao ambiente. O uso de madeiras de demolição para alcançar um efeito rústico, a madeira trabalhada, também conhecida como entalhada, que permite criar os mais variados desenhos no material, ou o estilo moderno, que pode ser combinado como outros elementos como espelho e metal, por exemplo.

Publicidade


Em situações com verbas mais restritas, Giseli Koraicho dá uma sugestão bem especial. "Uma dica é delimitar a área de descanso com adesivo, pintura ou papel de parede”, destaca.



Altura e largura ideais

Publicidade


Sobre as medidas, Giseli responde que não existe uma regra determinada, mas sim alguns parâmetros devem ser considerados. No caso da largura, a cabeceira pode acompanhar a dimensão completa da parede ou ficar delimitada ao tamanho da cama. "Nessa coerência, o que não pode acontecer é trabalhar com uma cabeceira inferior à largura da cama”, alerta.


Quando se trata de altura, não existe limitações. Todavia, a recomendação é que a cabeceira ofereça o apoio completo para as costas quando o morador estiver sentado.

Publicidade



Algumas propostas da profissional:


Eder Bruscagin
Eder Bruscagin


A cabeceira estofada, que vai de uma parede a outra, se integra à parede revestida com espelho. Além de dar um melhor acabamento para a composição, a escolha criou a sensação de amplitude no ambiente. Na decoração, os tons neutros deixaram o espaço sofisticado e aconchegante para o casal.



Eder Bruscagin
Eder Bruscagin


Quando se trata de um quarto infantil, deixar a imaginação fluir é um caminho para ingressar no universo dos pequenos. Aqui, a cabeceira trouxe uma proposta lúdica, com o formato de casinha, e tem a cor favorita da menina, o rosa. Sua extensão, superior ao tamanho da cama, foi proposital: ao pintar o painel de MDF com tinta lousa, Giseli tornou o canto ideal para brincadeiras.



Eder Bruscagin
Eder Bruscagin


Com a proposta de dormitório sofisticado, a cabeceira de couro foi combinada com o papel de parede escuro. A beleza do material é ressaltada pela iluminação – posicionada na mesinha lateral e na própria cabeceira –, agregando requinte ao quarto.



Dotta
Dotta

No quarto projetado em uma casa localizada no litoral de São Paulo, a extensão da cabeceira de madeira faz as vezes de divisória para o banheiro. Além de delimitar os espaços, os elementos vazados oferecem espaço para objetos de decoração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade