Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Natureza

Saiba como fazer seu próprio adubo para plantas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 set 2019 às 16:03
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando pensamos nas plantas de casa, horta ou mesmo o gramado, nunca podemos esquecer que elas precisam ser fertilizadas regularmente para garantir seu crescimento. Apesar de encontrarmos fertilizantes minerais disponíveis nos principais comércios de jardinagem, existe a alternativa da adubação natural, a qual pode ser preparada em nossa casa. Seja por causa do meio ambiente ou por razões econômicas, os fertilizantes caseiros oferecem várias vantagens.

Se a sua opção é para a produção do seu próprio fertilizante, aqui estão algumas dicas:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1 - Faça o seu próprio adubo:

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Se você tem um lugar para construir sua própria composteira caseira, essa é a melhor maneira de fazer seu fertilizante natural. Você pode incorporar os resíduos de jardinagem e alguns dos resíduos domésticos.

Publicidade


Então você deixa tudo decompor por alguns meses, mexendo regularmente. Uma vez bem degradada, você só terá que aplicar na base de suas plantas, horta, etc.


2 - Adubos naturais produzidos a partir de resíduos domésticos:

Publicidade


Os fertilizantes naturais mais simples vêm do lixo doméstico. A seguir estão listados alguns dos lixos domésticos que você provavelmente têm em mãos. Veja como usá-los como um fertilizante natural para suas plantas ou horta:


• Borra de Café: crie o hábito todas as manhãs de manter a borra de café em uma recipiente. Este pó é uma excelente fonte de fósforo e nitrogênio, dois ingredientes essenciais para manter suas plantas de interior verde e o alface da horta saudável. Incorpore regularmente ao solo de suas plantas. Por outro lado, evite aplicá-lo durante o período de floração, porque o nitrogênio promove o crescimento das folhas em detrimento das flores.
• Sachês de chá: faça uma segunda infusão com os saquinhos de chá usados, que você adicionará depois à água de irrigação de suas plantas. Os resíduos de chá contêm carboidratos, um elemento que promove uma bela floração.
• Cascas de ovos: após o cozimento, lave e seque completamente as cascas de ovos antes de esmagá-las. Você pode aplicá-lo ao solo de suas plantas, fornecendo-lhes cálcio, magnésio e potássio de que necessitam.
• Cascas de banana: outra excelente fonte de potássio. Basta cortar em pequenos pedaços e adicioná-los ao solo de suas plantas, ou fazer uma infusão que adicionará à água de irrigação.
• Cinzas de madeira: de fato, a cinza de madeira é um excelente fertilizante natural para o gramado e a horta. Aplicar uma camada fina no gramado ou no solo do jardim, e a chuva e a rega serão responsáveis pela incorporação desse fertilizante natural.

Publicidade


3 - Urtiga como fertilizante para a horta:


Embora considerada por muitos como uma planta indesejável, a urtiga pode ser muito útil no jardim para a alimentação de plantas. Basta fazer um cozimento deixando a planta marinar por alguns dias em um balde de água. Em seguida, dilua este lodo com água e aplique-o na base de suas árvores frutíferas e flores do jardim.

Publicidade


4 - O uso de confrei:


Seguindo o mesmo princípio que o cozimento de urtiga, faça o cozimento de folhas de confrei para torná-lo um fertilizante natural para as plantas. Você pode então diluí-lo com água para alimentar e incentivar o florescimento de suas plantas ornamentais.

Publicidade


5 - Outros fertilizantes à base de plantas naturais:


Muitas plantas ornamentais ou vegetais podem ser alimentadas com seus próprios resíduos. Por exemplo, se você cultivar gerânios em vasos ou no jardim, saiba que você também pode usar as hastes para fazer um fertilizante natural. Ao podar seus gerânios, crie o hábito de armazenar os talos que você irá macerar por algumas semanas na água.

Publicidade


6 - Sulfato de Magnésio como fertilizante natural:


Excelente fonte de magnésio e enxofre, o sulfato de magnésio heptahidratado pode ser usado como fertilizante natural para tomates e rosas. Adicione uma colher de sopa de sulfato de magnésio a quatro litros de água. Dilua bem e regue os seus tomateiros e roseiras, ou qualquer outra planta cuja folhagem pareça com verde pálido.


7 - A água de cozimento de seus legumes:


Você sabia que você pode usar a água de cozimento de seus vegetais para torná-lo um fertilizante natural para suas plantas? Rica em nutrientes necessários às plantas, a água de cozimento dos vegetais pode ser aplicada uma vez resfriada, sem diluição, diretamente no solo de suas plantas.

Os fertilizantes propostos são usados com o objetivo de fornecer às plantas os nutrientes e minerais de que necessitam para sua saúde. Eles nutrem as plantas e, assim, promovem seu crescimento, sua boa floração e sua frutificação. As plantas com deficiências nutricionais mostram sinais de deficiência, são mais insignificantes e mais suscetíveis a doenças.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade