12/05/21
Problema

Saiba quais as 10 raças de cães mais propensas à obesidade

Labrador, Golden Retriever, Pug e Bulldog Inglês são raças que travam luta contra a balança com mais facilidade

A obesidade também tem sido um problema no universo dos pets. Estima-se que mais de 50% da população canina nos Estados Unidos esteja acima do peso, segundo dados da Associação Americana de Prevenção à Obesidade em pets. "Além do excesso de comida, petiscos e ração, a falta de exercícios físicos, algumas doenças, sexo, idade e raça estão relacionadas ao problema dos animais com a balança", afirma a veterinária Thais Gimenes, da rede Pet Center Marginal.

Cães obesos sofrem das mesmas doenças que os humanos, como diabetes do tipo 2, hipertensão arterial, colesterol alto, problemas respiratórios e de pele (eczema), disfunções renais, além de outras complicações, como lesões na coluna vertebral, comprometimento de marcha (o cão passa a ter dificuldade para caminhar), osteoartrite e dores musculares.


Entre as raças com maior tendência à obesidade estão:

Beagle

Costumam comer tudo o que é servido. Também têm tendência a formar lipomas, tumores benignos relacionado ao acúmulo de gordura.

Reprodução
Reprodução


Boxer

Estudos apontam que essa raça pode apresentar hipotireoidismo, disfunção que atinge a glândula tireóide e está relacionada ao aumento de peso.

Dachshund (Teckel)

A raça conserva fama de preguiçosa e "boa de garfo". Engordar é um agravante para esses cães por causa de sua formação corpórea. Com a coluna alongada, o peso a mais significa dores e desgaste ósseo.

Reprodução
Reprodução


Bulldog Inglês

Corpulento, esse cão come bem, mas é avesso aos exercícios físicos. Como são braquicéfalos, têm dificuldade para respirar e se cansam com facilidade quando andam ou correm em excesso.

Pug

É braquicéfalo como os Bulldogs. Como pode abusar da alimentação e se cansa fácil nos passeios, o tutor deve conversar com o veterinário para escolher uma ração ideal, equilibrada, além de definir quantidades.

Reprodução
Reprodução


Pastor Alemão

A raça está sempre disposta a comer e com a sua tendência à displasia coxofemural (tipo de má formação na articulação). A obesidade é um problema sério, pois agrava o problema.

Golden Retriever

Brincalhões e superativos, os cães desta raça adoram comer. O dono precisa aproveitar que eles gostam de passeios para incentivar os exercícios diários.

Reprodução
Reprodução


Labrador

Ativos, brincalhões e sempre dispostos a nadar, esses animais também exageram na hora de se alimentar, ainda mais se forem incentivados com petiscos. A recomendação é acertar na quantidade de ração e estimular os passeios diários.

Rottweiler

São ótimos cães de guarda e acabam ficando mais sedentários. Os donos devem ter cuidado na hora de oferecer ração e outras guloseimas.

Reprodução/Daily Mail
Reprodução/Daily Mail


Terra Nova

É bonachão e como é uma raça criada para baixas temperaturas acumula gordura facilmente.

Como evitar a obesidade

Uma boa ração ainda é o melhor alimento que um pet pode ter, pois são balanceadas e atendem as necessidades nutricionais do animal. Sem contar que o mercado oferece várias opções com finalidades distintas que variam de acordo com a idade (filhotes, cães idosos), doença crônica do animal (diabete, insuficiência renal), necessidades especiais (como fase de gestação e lactação), além daquelas com baixo teor de gordura e ricas em fibras para controle do peso.

Serviço:
Pet Center Marginal (www.petcentermarginal.com.br)
Redação Bonde
Continue lendo
Manusear com segurança

Como evitar problemas no transporte de materiais pesados ou frágeis na obra

11 MAI 2021 às 14h52
Camas diferentes

Dicas e inspirações para deixar o quarto personalizado e aconchegante

10 MAI 2021 às 14h46
Viver em um lugar agradável

Escolhas de decoração que ampliam as sensações de alegria, bem-estar e aconchego

06 MAI 2021 às 15h10
Personalidade na decoração

Dicas sobre adegas e cantinhos do bar em casa

05 MAI 2021 às 15h57
Peça chave na sala de jantar

Arquiteta explica como usar o buffet na decoração

05 MAI 2021 às 15h04
Impacto na decoração

Cinco erros mais comuns na compra de tapetes

04 MAI 2021 às 17h16
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados