Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Receitas caseiras

Salve suas plantas de pragas com inseticidas naturais

Redação Bonde com Iapar
17 fev 2010 às 11:35
As formigas também podem contribuir para a 'morte' de sua plantinha - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se sua plantinha está sofrendo com a infestação de pulgões ou outras pragas nocivas, é hora de tomar providências, pois uma infestação pode matar sua planta. É preciso verificar o que está propiciando o surgimento das pragas. Na maioria das vezes elas atacam quando há um desequilíbrio ecológico ou térmico no sistema onde a planta está inserida ou ainda por excesso ou escassez de água ou adubo ou insolação inadequada.

Entre as pragas mais comuns dos jardins, estão os pulgões, cochonilhas, formigas, percevejos, tatuzinhos, lagartas, lesmas e caracóis. Estes insetos devem ser eliminados rapidamente pois mastigam as folhas, sugam a selva das plantas, espalham toxinas e transmitem doenças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Existem diversas soluções para eliminar estas pragas. Veja a seguir algumas receitas caseiras - opções naturais de controle.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Macerado de alho
Esmague 10 dentes de alho em 2 litros de água e deixe descançando por treze dias. Misturar em 20 litros de água e pulverizar nas plantas atacada por pulgões.

Publicidade


Camomila
Fazer um chá com as flores da camomila e aplicar nas plantas. Serve como estimulante para plantas fracas. Combate várias doenças.


Coentro
Bater 200 gramas de folhas de coentro no liquidificador com 1 litro de água e pulverizar as plantas. Combate ácaros (pequenos aracnídeos - da família da aranha) e pulgões (são insetos muito pequenos, geralmente sem asas, com 1 a 5 milímetros – atacam principalmente couves e repolhos).

Publicidade


Eucalipto
Coloque algumas folhas de eucalipto no recipiente para evitar insetos em grãos armazenados.


Manjericão
Esmagar 100 gramas de folhas de manjericão em 1 litro de água e aplicar. Serve como inseticida contra moscas e mosquitos e ajuda a controlar algumas doenças.


Previna

O melhor remédio é a prevenção. Folhas velhas e restos de culturas são os locais preferidos dos insetos - pragas. Não deixe esses materiais amontoados na horta: incorpore-os ao solo ou use–os no composto. As informações são do Instituto de Pesquisa do Paraná (Iapar).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade