Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba como acalmá-lo

Seu cachorro destrói tudo dentro de casa? Ele pode sofrer de ansiedade de separação

Redação Bonde
05 fev 2015 às 10:12
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ter um animal de estimação requer muito cuidado e carinho. Devido à rotina corrida dos donos, dar a atenção necessária para o cãozinho se torna uma tarefa difícil. Os animais geralmente têm que ficar em casa enquanto você sai para trabalhar e aí começa o problema.

Já aconteceu com você de chegar em casa e tudo estar revirado? Seu cachorro já comeu o sofá ou outros móveis enquanto você estava fora? Nesses casos, os animais demonstram seus sentimentos com ações problemáticas como fazer xixi e cocô fora do lugar, revirar o lixo, comer as plantas e chorar ou latir desesperadamente. Se o seu animalzinho tem algumas dessas atitudes, ele pode estar sofrendo com solidão, medo, tédio ou até a ansiedade da separação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Existem algumas dicas para ajudar a tranquilizar o seu cachorro quando ele estiver sozinho em casa. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


1. Não diga tchau e nem aceite recepções muito calorosas

Publicidade


Você costuma avisar o seu cachorro que está saindo de casa? Especialistas não recomendam isso. Da mesma forma, fazer aquela festa quando você chega não é saudável. Tais comportamentos podem reforçar a ansiedade de separação dos cachorros. O ideal é tratar a saída e o reencontro como normais e corriqueiros.


2. Acostume o cão a ficar sozinho

Publicidade


Os cachorros realmente não gostam de ficar sozinhos. Eles precisam estar integrados à matilha e gostam muito de companhia. Mas é possível adestrá-los à sua ausência. Acostume o cão a ficar sozinho aos poucos, ou seja, saia por 5 min e retorne em seguida. Depois, aumente o tempo para 10 min, 15 min e assim por diante. Assim, ele saberá que você irá voltar, não importa o tempo que demore.


3. Passeie com o seu cachorro antes de sair

Publicidade


Se você tiver tempo e estiver ao seu alcance, passeie com o cão antes de sair de casa. A caminhada o deixa mais relaxado e feliz. Na rua, ele pode gastar energias e depois, quando você estiver fora de casa, provavelmente irá dormir e descansar. Com menos energia, ele ficará mais calmo.


4. Deixe algo para o seu cachorro fazer

Publicidade


É importante comprar brinquedos inteligentes para entretê-los. Se ele está destruindo os móveis, pode ser por tédio ou estresse. Que tal dar uma passada no pet shop e investir em objetos interessantes? Bolinhas para morder e bichinhos de pelúcia são ótimas opções e eles adoram.


5. Ligue a televisão para o cachorro

Publicidade


Os cães são sensíveis a sons e imagens. Ao invés de colocar em um canal com muito barulho, opte por programas de música clássica ou natureza. Especialistas afirmam que os animais ficam mais calmos quando ouvem um som ambiente enquanto você está fora.


6 - Use uma camiseta velha e dê para ele

Publicidade


Os cães amam o cheiro de seus donos. Por isso, é interessante deixar alguma peça sua em algum canto da casa. Você pode pegar uma camiseta velha, usá-la e depois deixá-la no chão, em um ponto estratégico. Especialistas afirmam que o cão fica mais tranquilo quando sente o seu cheiro.


7. Considere florais para ajudar o seu cachorro a lidar com suas emoções


Se você já tentou tudo isso e ainda não funcionou, opte pelos florais. Eles ajudam os cães a lidar com as emoções e reduzem os maus comportamentos. Um floral usado para ansiedade de separação, por exemplo, é o Carência e Síndrome de Abandono.

Fonte: Link Animal


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade