Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas

Tenha uma área de serviço funcional independente do tamanho

Redação Bonde com assessoria de imprensa
09 fev 2021 às 14:14
- divulgação Incepa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Houve um tempo, em um passado não muito distante, que a área de serviço era o cômodo com menos atenção em projetos. Até que a pandemia chegou e a forma com que higienizávamos nossas casas, sapatos e peças de roupas teve que ser repensada, principalmente ao voltar da rua. Isso fez com que os profissionais de arquitetura e moradores passassem a dar mais atenção a este espaço da casa que é tão importante e tem ganhado mais visibilidade e relevância diante da nova realidade em que vivemos.


A Incepa, marca brasileira especialista em louças e metais, reuniu uma série de dicas para ajudar a planejar o ambiente de forma funcional, independentemente do tamanho da área de serviço, seja ela em uma espaçosa casa ou um pequeno apartamento. Acompanhe o que fazer:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Medição: conhecendo o espaço disponível
Se existe um ponto importante e que deve ser levado em consideração em áreas destinadas aos afazeres domésticos, seja para lavar as roupas, acomodar as que serão passadas ou guardar produtos de limpeza, é a praticidade. Um erro muito comum ao projetar espaços como este é não fazer a devida medição da área.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Quando isso não acontece, o morador paga o erro das escolhas erradas: máquinas de lavar com medidas acima da área disponível, tanques pequenos ou grandes demais e falta de circulação. Por isso, o primeiro passo é avaliar espaço e decidir os itens que farão parte do cômodo.

Publicidade


Em linhas gerais, a área de serviço deve contar com máquina de lavar, tanque e, pelo menos, 50 cm de circulação. Segundo o novo Código de Obras e Edificações (COE 2017) é preciso "conter” um círculo de diâmetro de 90 cm, ou seja, deve ser possível desenhar um círculo no piso com essa medida.


Tanque: tradição e cuidado que nunca saem de linha
Por mais que a tecnologia das máquinas resolvam nossas vidas, sabemos que alguns itens que precisam do cuidado manual. Passe o tempo que passar, o tanque será sempre um item indispensável dentro da área de serviço.

Publicidade


Os modelos feitos em louça sanitária garantem maior durabilidade e resistência, além de oferecer facilidade para limpeza. Eles são disponíveis em diversos tamanhos, podendo escolher aquele que se adapta melhor ao espaço disponível Para a instalação, é importante lembrar que, independentemente do tamanho da louça escolhida, a instalação deve ser executada com altura entre 80 a 90 cm.


Metais: escolhendo a torneira ideal para cada tipo de uso
Outros itens de extrema relevância para a área de serviço por serem responsáveis pelas saídas de água são os metais, mais necessariamente as torneiras, que acompanham os tanques em dois modelos: parede e bica alta. O modelo de parede deve ser instalado a 30 cm de altura em relação ao tanque. Caso não tenha outra saída de água na lavanderia, prefira o modelo com saída para máquina de lavar roupas, assim não utilizará a saída de água convencional da torneira.

Móveis: mais praticidade e charme às áreas de serviço
Para finalizar nossa lista, não podemos deixar de falar da organização, um item primordial para todos os ambientes da casa, mas que nas áreas de serviço ganha um peso especial. Gabinetes de MDP são uma boa opção para isso, devido a sua durabilidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade