Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para colorir a casa

Tinta não é tudo igual! Confira um guia prático para escolher o melhor tipo de tinta para cada caso

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 jan 2021 às 14:13
- Henrique Ribeiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começo de ano é o momento de mudar o astral da casa! Por isso, nada melhor que colorir as paredes dos ambientes em que passamos a maior parte do tempo. Porém, a escolha da tinta não ocorre apenas em razão do tom da preferência dos moradores, mas sim pautada em uma série de características que contribuem para a melhor fixação, valorização do ambiente e durabilidade – afinal, ninguém quer viver o mesmo processo de reforma pouco tempo depois. Por isso, o escritório PB Arquitetura, comandado pelos arquitetos Bernardo e Priscila Tressino, compartilham sua experiência em um guia prático para auxiliar nesse trabalho:


Henrique Ribeiro
Henrique Ribeiro - Nesta sala assinada pelo escritório, a cor Crômio torna a parede esquerda mais discreta, atuando como base para o grafite brilhar do lado direito
Nesta sala assinada pelo escritório, a cor Crômio torna a parede esquerda mais discreta, atuando como base para o grafite brilhar do lado direito


Escolha da cor ou da combinação de tons

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os profissionais adoram a etapa da pintura em seus projetos – seja através da colocação de tons alegres, combinações interessantes e até mesmo grafites. "A escolha das tintas é muito importante, pois isso mudará completamente a atmosfera de cada cômodo da casa. Além da questão da energia, as cores nos apoiam em questões visuais. Tons claros evidenciam amplitude e mais luminosidade e, no contraponto, a cartela mais escura proporciona mais aconchego, porém diminuem sensivelmente o espaço”, afirma Priscila.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Perfil do cliente

Publicidade


O gosto pessoal do morador deve reger a escolha do arquiteto. Porém, durante a execução do projeto de arquitetura de interiores, cabe ao profissional orientar sobre determinadas situações. Tudo pode variar de acordo com o espaço físico, mobiliário, o estado em que a casa se encontra, tipo de atividade que será realizada no cômodo (principalmente em tempos de home-office), além de muitas outras variáveis. Portanto, o suporte profissional é de grande valia para evitar futuras dores de cabeça e possíveis alterações em razão de um resultado indesejado.


Henrique Ribeiro
Henrique Ribeiro - O tom das paredes trouxe leveza e tranquilidade para esta sala de estar.
O tom das paredes trouxe leveza e tranquilidade para esta sala de estar.


Acabamentos

Publicidade


Fosca, acetinada, semibrilho ou brilhante? Tudo depende da função do espaço. Uma dica valiosa que norteia a decisão: quanto mais brilho, mais fácil de limpar, porém mais visíveis ficam as imperfeições da parede. Por outro lado, quanto menor o brilho, haverá menos trabalho com acabamentos, entretanto a limpeza será mais frequente. Nesses casos, optar pelo meio termo como as acetinadas e semibrilhantes é uma excelente pedida, especialmente em casas com presença de crianças pequenas, pets ou grande circulação de pessoas.


Tipos de tintas

Publicidade


Para áreas internas, especialmente paredes e teto, duas das tintas mais utilizadas são a látex (PVA) e a acrílica. Ambas são solúveis em água e tem fácil secagem. Para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, a indicação é pela tinta epóxi em razão de sua resistência. Em caso de espaços sem revestimentos, vale também investir em tintas antimofo.


Em áreas externas, a tinta acrílica com impermeabilizante é uma excelente opção, pois tem maior durabilidade frente às intempéries. Entre outras sugestões, também vale a pena investir nas famosas texturas nas fachadas ou em tintas monocamadas.


Teste de Tinta

Os arquitetos recomendam o teste de cor antes de comprar toda a tinta necessária. A medida é muito eficaz para que o morador tenha certeza se a cor desejada no catálogo será a mesma dentro de casa. "A dica é comprar uma lata pequena, geralmente de ¼, apenas para os primeiros testes no cômodo que se queira pintar. Mesmo com todas as análises, sempre podem ocorrer variações de tom em razão de vários fatores, como a própria luminosidade natural da residência e o ambiente específico escolhido”, finaliza Bernardo Tressino.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade