30/11/20
PUBLICIDADE
Cartão de visitas

Veja alternativas para valorizar a fachada do imóvel

Pintura desgastada e desprendimento dos revestimentos. Esses são alguns dos problemas ocasionados, ao longo dos anos, nas fachadas de residências, condomínios e edifícios. Dar um novo visual a essa parte dos empreendimentos requer algumas observações e é necessário levar em consideração fatores importantes na escolha do material.

As arquitetas e urbanistas Flávia e Letícia Abaurre explicam que antes de iniciar a reforma da fachada, por exemplo, é preciso focar as prioridades da casa ou do condomínio. "O ideal é executar uma manutenção preventiva e seguir o passo a passo orientado pelos fornecedores. Mas de nada adianta um projeto com mudanças radicais, se não houver condições de viabilizá-lo", ressalta.


Materiais

A escolha dos materiais que serão aplicados na construção ou reforma deve corresponder às expectativas delineadas no projeto, que, por sua vez, devem levar em consideração as particularidades de localização, clima, dentre outros aspectos. Cada matéria-prima possui características que darão um acabamento diferenciado.

"Apesar de os projetos das fachadas serem bastante voltados para a tendência do mercado imobiliário, é importante criar alguns elementos diferenciais que destaquem a identificação do edifício. Seja na sua forma, nos materiais utilizados, no paisagismo bem elaborado ou nas cores abordadas", destaca a arquiteta.

Vidro

É uma das tendências mais fortes, principalmente em edifícios comerciais. É um material bastante utilizado hoje, inclusive em projetos que priorizam a sustentabilidade. Existem casos em que o sistema de dupla pele de vidro é utilizado nas fachadas com o intuito de garantir o conforto térmico, acústico e a máxima utilização da luz do dia. Os painéis solares fotovoltaicos permitem a absorção da radiação solar e convertem a energia em eletricidade. Os guarda-corpos de vidro ajudam a manter a integração com a paisagem externa. Nos primeiros pavimentos, os vidros podem ser explorados para dar um ar de sofisticação e imponência. Já aos últimos, o material confere destaque à fachada e às áreas de lazer localizadas na cobertura. O vidro foi o recurso utilizado na fachada do condomínio Park Duemke, na Praia do Canto, em Vitória.

Pastilhas

Os revestimentos cerâmicos se destacam pela durabilidade, variação de formas e cores. Eles foram um recurso utilizado por Flávia e Letícia Abaurre no Edifício Ilha das Garças, reformado recentemente em Guarapari. Com cores claras e fachada totalmente revestida por pastilhas cerâmicas, o material foi considerado o ideal para facilitar a manutenção do edifício, localizado em frente ao mar. Além disso, é uma opção eficaz para os efeitos da maresia.

Pintura

Os empreendimentos inaugurados pelas maiores construtoras do país lançam uma tendência já utilizada há bastante tempo: as fachadas com grandes planos de pintura, tanto em empreendimentos luxuosos quanto nos mais simples.


Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Curiosidades

Existe uma data para montar a árvore de Natal? Conheça origens e variações da tradição

29 NOV 2020 às 09h00
Vai perder essas dicas?

Dicas para aproveitar os cantinhos difíceis da casa

27 NOV 2020 às 17h44
Vem aprender!

Saiba como impedir a entrada de mosquitos na residência

27 NOV 2020 às 14h00
Faça você mesmo!

Dicas para decorar seu quarto gastando pouco

26 NOV 2020 às 13h44
Na hora da dúvida

Arquiteta tira dúvidas e explica como escolher entre cortina ou persianas

26 NOV 2020 às 12h59
Tire suas dúvidas!

Dicas para equipar a área molhada do banheiro

25 NOV 2020 às 14h47
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados