Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Livre de germes

Veja dicas para manter a coifa da cozinha sempre limpa

Redação Bonde
20 ago 2015 às 10:15
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Alguns utensílios marcam presença constante na maioria das cozinhas, como geladeiras, fogões, micro-ondas, filtros e fornos. Todos detêm sua importância e qualidade, mas um produto bastante útil e fundamental para o bom funcionamento de uma cozinha é a coifa.

Ela elimina até 90% dos odores e basicamente joga o ar quente e gorduroso para fora do ambiente e o substitui pelo ar frio externo, mandando a fumaça para longe. Contudo, para que ela possa funcionar em sua plenitude, a limpeza deve ser feita regularmente. Para auxiliar os consumidores a Consul dá algumas dicas de como limpar corretamente a coifa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Deve-se desligar o disjuntor ou retirar o plugue da tomada antes de limpar ou realizar qualquer manutenção na coifa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Menos é mais

Especialista esclarece: três hábitos de limpeza que parecem eficientes, mas não são

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada


Todos os tipos de aço inox, apesar de resistentes, podem sofrer corrosão se forem atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro, como alvejantes e água sanitária. Não deve-se utilizar panos ou esponjas encharcadas, muito menos jatos de água. Cera ou produtos de limpeza com silicone ou materiais inflamáveis também devem ser descartados, bem como esponjas de aço ou objetos pontiagudos e cortantes, pois podem danificar o produto.

Publicidade


2. A limpeza deve ser feita frequentemente, interna e externamente, pois o acúmulo de gordura no interior do filtro diminui o rendimento da coifa.


Para lavagem de rotina o indicado é utilizar apenas um pano ou esponja macia com sabão neutro, desengordurante ou detergente (suave ou neutro). Remova o resto de detergente com um pano úmido e seque com pano seco ou papel. O acúmulo de água e resíduos pode provocar o aparecimento de manchas e desencadear o processo de ferrugem.

Publicidade


3. Filtro de gordura


O filtro metálico de gordura possui duração ilimitada. Ele deve ser lavado pelo menos uma vez ao mês, manualmente ou na lava-louças (utilizando um ciclo curto e de baixa temperatura). Se optar pela lava-louças, a superfície do filtro poderá ficar opaca, mas isto não causará nenhuma redução de desempenho. Para remover o filtro, puxe o puxador para fora. Depois que o filtro for lavado e estiver seco, recolocar seguindo o procedimento inverso.

Publicidade


4. Filtro de carbono ativo


O filtro de carbono ativo deverá ser lavado na lava-louças, sozinho, na temperatura mais alta, utilizando um detergente padrão para lava-louças. Após a lavagem, o filtro de carbono deverá ser reativado com a recolocação no forno a uma temperatura de 100ºC durante 10 minutos. Ele deve ser lavado a cada cinco meses e substituído a cada três anos.

A durabilidade da coifa depende dos cuidados que o consumidor terá com o produto ao longo do tempo. Efetuar uma limpeza rotineira e não permitir o acúmulo de resíduos, principalmente gordura, poderá promover uma vida útil e eficiente da coifa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade