Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Casa limpinha

Veja erros comuns na hora da limpeza e saiba como evitá-los

Redação Bonde
16 mar 2015 às 11:53
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Limpar a casa tem seus segredos – e muitos erros bobos que se repetem, aumentando o esforço para deixar tudo em ordem. Veja a seguir algumas das falhas mais comuns, apontadas por especialistas da empresa Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza, conservação e cuidados domésticos.

Usar o mesmo pano em todos os cômodos: isso ajuda a espalhar microrganismos que fazem mal para a saúde. O certo é separar por banheiro, quarto, sala etc. Faça o mesmo com a água do balde. Assim que acabar um cômodo, descarte a água suja e encha com água limpa ou reaproveitada para recomeçar a limpeza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Usar água sanitária em pisos: ela está proibida pois tira o brilho das superfícies. Outro erro clássico é achar que áreas internas são a mesma coisa que o quintal: o sabão em pó, por exemplo, desgasta tacos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Limpar o sofá com pano úmido: prefira um tecido sem fibras e, caso precise, use o aspirador para complementar.

Publicidade


Usar esponja áspera para limpar inox: esse costume risca as panelas e, por isso, o ideal é limpá-las somente com materiais macios.


Misturar a roupa na hora de lavar: tem muita gente que coloca peças de cores diferentes no mesmo ciclo, o que é um grande erro. Separe as vestimentas escuras e coloridas das brancas. O ideal é usar bolsinhas separadoras para as calcinhas, cuecas e sutiãs.

Publicidade


Secar louça e deixar fiapos: o indicado é usar guardanapos de algodão porque secam melhor sem soltar resíduos.


Lavar as janelas em dias com muito sol: a incidência de raios UV pode manchar o vidro molhado com a solução. Se não der para esperar por um dia nublado, espere até o final da tarde.

Publicidade


Regar as plantas depois de lavar o chão: a água que cai dos vasos pode manchar o piso e desgastar os revestimentos.


Fazer faxina sem luvas: a pele absorve praticamente toda substância com que tem contato.

Publicidade


Guardar escova sanitária molhada: é prejudicial porque a umidade potencializa a proliferação de bactérias. Por isso, deixe escorrer antes de guardar.


Não ler os rótulos dos produtos de limpeza: quem faz isso tem mais propensão a errar na quantidade e na aplicação em superfícies contraindicadas, por exemplo. Além disso, é fundamental saber o que você deve fazer em caso de contato com os olhos ou inalação.

Publicidade


Manter a limpeza de uma casa pode ser uma tarefa bem mais difícil do que parece. Quando falamos do chão, então, a dificuldade aumenta e muito! Cada tipo de piso exige produtos e cuidados específicos que se não forem respeitados podem acarretar estragos permanentes nos materiais.


Para facilitar o seu dia a dia, conversamos com Tatiana Moura, sócia da Boutique do Revestimento, que dá as dicas para manter os pisos da sua casa limpos e bem cuidados.

Publicidade


Amadeirados (madeira de lei e laminados): para uma higienização eficiente basta usar um pano umedecido em uma solução de água e detergente neutro. Lembre-se de torcer bem o pano antes da aplicação. Existe no mercado uma série de limpadores que prometem retirar sujeiras mais difíceis e conservar a qualidade do piso. Eles também podem ser usados, mas a recomendação acima é suficiente para manter a limpeza no dia a dia.


Porcelanatos: semanalmente passe uma solução de uma colher de sopa de saponáceo líquido dissolvido em um balde de água. Enxágue com pano molhado em água limpa e enxugue. É importante sempre usar o saponáceo dissolvido, pois ele puro pode agredir o porcelanato. Além disso, limpe o quanto antes sempre que cair algum líquido no piso, para evitar manchas.


Cerâmicos: a fórmula mais indicada para a limpeza desses materiais é detergente neutro com água, na medida de uma colher de sopa para cada cinco litros de água. O detergente desengordura sem deixar resíduos, evitando que o piso fique pegajoso. Além disso, ajuda a manter o brilho, seja ele acetinado ou brilhante. Lembre-se de nunca usar produtos abrasivos, sodas, ácidos e produtos à base de cloro, pois eles corroem o esmalte deixando a argila exposta, aumentando o desgaste do material e diminuindo sua vida útil.


Vinílicos: para limpeza superficial, utilize detergente neutro diluído em água. Aplique com rodo e um pano torcido e deixe secar naturalmente. No caso dos vinílicos, os fabricantes indicam a aplicação de cera acrílica impermeabilizante periodicamente. Ela ajuda a conservar o piso, mas dá bastante trabalho, pois deve ser retirada em cada limpeza, com removedor neutro diluído.


Mármores e granitos: esses materiais merecem cuidado especial, pois mancham com facilidade. Use detergente neutro e incolor dissolvido em água, na mesma medida utilizada nos cerâmicos, uma colher de sopa para cada cinco litros de água. Aplique com um pano e rodo.


Dicas:


1. No dia a dia, vassouras macias são as mais indicadas para a limpeza superficial de qualquer um dos tipos de piso.
2. Para limpar o rejunte encardido, seja em porcelanatos ou cerâmicas, utilize vinagre de álcool claro. Jogue diretamente nos rejuntes e esfregue levemente com uma escovinha para espalhar o produto. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Conclua retirando o vinagre com um pano úmido.

(com informações Portal Vital/ Boutique do revestimento)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade