Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja dicas!

Versátil e ecológico, vinagre pode ser usado até para lavar roupas

Redação Bonde
28 dez 2015 às 14:17
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muito se sabe sobre os benefícios do vinagre para a limpeza da casa, porém as donas de casa testaram e descobriram uma nova maneira de utilizar o produto também para facilitar a lavagem das roupas. O vinagre branco pode ser um aliado tanto na remoção de manchas, quanto no enxague da roupa. E o melhor: sem danificar os tecidos. Confira a seguir seis dicas para melhorar o resultado da lavagem de roupas usando vinagre de álcool:

Cheiro de mofo

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É comum, na troca de estações, que as roupas guardadas por um longo período de tempo adquiram cheiro de mofo. Para que as bactérias e o cheiro desagradável sejam eliminados com a ajuda do vinagre, é necessário misturar em um balde aproximadamente 200 ml de vinagre branco e encher o restante com água. Coloque as roupas de molho nessa solução por mais ou menos uma hora. Você vai notar, após esse período, que o cheiro de mofo sai das roupas por completo sem deixar vestígios. O vinagre também elimina outros tipos de odores das roupas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Manchas de roupas coloridas

Publicidade


O vinagre é um excelente produto para tirar manchas das roupas coloridas, pois além de eliminar por completo a sujeira ele não mancha. Para realizar esse procedimento com sucesso é necessário que você pegue a roupa manchada, ensaboe com sabão em barra neutro e pingue três gotas de vinagre branco sobre a mancha. Aguarde cerca de uma hora e prossiga com a lavagem como de costume.


E para evitar a descoloração indesejável da peça, acrescente uma colher de chá de vinagre durante o enxágue com água corrente. Com esse procedimento, a mancha sai e a roupa continua com a sua coloração impecável.

Publicidade


Manchas amareladas de peças brancas


As terríveis manchas amareladas nas roupas podem ter diversas causas. O desodorante e as comidas com corantes são as campeãs em manchar peças brancas. A dica é utilizar uma xícara de vinagre branco enquanto as roupas permanecem de molho na água. Deixe o produto agir por mais ou menos uma hora e depois lave normalmente.

Publicidade


Manchas provenientes do suor


Quem utiliza roupa branca ou roupa social diariamente sabe que, principalmente no verão, o suor deixa as roupas manchadas. O colarinho, punhos e axilas são as áreas mais afetadas.

Publicidade


A receita é simples, faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio. Espalhe essa solução nas áreas manchadas e deixe agir por cerca de vinte minutos. Para terminar, lave as roupas normalmente com sabão neutro e enxágue com água corrente.


Enxague

Publicidade


Sabe quando você exagera do sabão em pó e depois precisa enxaguar as roupas roupas três ou quatro vezes para se livrar dele? Então, o vinagre também pode der uma mãozinha nesses casos. Acrescente 200 ml de vinagre branco no primeiro enxague da sua máquina de lavar. Depois finalize o processo usando o amaciante no último enxague. Aliás, você pode até abrir mão do amaciante porque o vinagre também ajuda a amaciar as roupas. Nesse caso, use 200 ml do produto apenas no último enxague.


Ao usar o vinagre você vai perceber que as peças ficam bem enxaguadas, livres de qualquer resíduo de sabão. E não se preocupe com o cheiro: segundo a personal organizer Ana Afonso, o cheiro evapora e desaparece durante a secagem.

Publicidade


Ecologicamente correto


Além de todos os benefícios para a limpeza das roupas o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente se comparado aos alvejantes e amaciantes. Além disso, seu custo pode ser bem mais baixo comparado à outros produtos. O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua as roupas com mais facilidade e economiza água.

Confira nos links abaixo uma superdica para deixar os rejuntes da sua casa limpinhos, usando apenas vinagre, e outra para eliminar as manchas do sofá! (Fonte: Dicas de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade