O início de um novo ano desperta o desejo de transformação. Nessa época, as pessoas procuram adaptar suas casas às novas tendências da decoração. Para a arquiteta e decoradora da Dell Ano, Érica Rolim, ousadia é a principal tendência em 2010. "Vale brincar com texturas, cores e luz, mas o mais importante é manter a personalidade do morador na decoração".
A tendência floral e flúor permanecerá em alta, mas ela alerta que é preciso cautela ao utilizar essas referências para não pesar a decoração. "As estampas podem ser utilizadas em sofás, paredes, almofadas, mas, independente de como forem empregadas, é necessário mesclá-las com elementos de cores neutras", diz. A tendência flúor representa o resgate daquelas cores fluorescentes, como verde, amarelo, pink e laranja.
A decoradora lembra que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e, por isso, é parte indissociável da decoração. Grandes TVs de LCD, home theater, porta retratos digitais e luminárias high tech são amplamente utilizadas. "A decoração precisa ser funcional, mas o excesso de tecnologia pode gerar um ambiente futurista demais. A dica é mesclar referências do passado e inserir móveis com linhas clássicas ou vintage".
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Vale também reutilizar e repaginar móveis e outros objetos herdados dos pais e avós com novas cores e/ou funções. "Essa é uma ótima alternativa para dar um ar sofisticado à decoração e, ao mesmo tempo, formar uma atmosfera aconchegante com clima familiar", completa.
As texturas nas paredes também estarão em alta em 2010. "Papéis de parede, tintas com texturas, adesivos e painéis permanecem na moda, sempre com cautela. Não é aconselhado revestir todas as paredes, nem exagerar nas cores. Combinar as cores - como fazíamos com bolsas e sapatos - caiu em desuso. A moda agora é usar cores que conversam entre si", diz Érica. Fonte: Imovelweb