Quando falamos na pintura do teto, o branco ainda é a primeira opção que vem à cabeça das pessoas. Pensando nisso, a Suvinil apresenta ao consumidor algumas dicas de como surpreender a família e os amigos incorporando um toque de personalidade aos ambientes da casa.
O primeiro passo é pensar nas outras cores e elementos que compõem o espaço, para que o resultado não fique carregado com a cor escolhida para o teto. "O ponto de partida para evitar ambientes pesados é escolher cores que possuam o mesmo grau de luminosidade ou selecionar tons neutros e intensos que possam compor combinações harmônicas", diz Ana Kreutzer, Designer de Cores da Suvinil.
A aplicação de amarelo no teto, por exemplo, um tom bastante intenso, pode ser equilibrada com a escolha de tons de cinza para as paredes. Outra opção é selecionar diferentes tonalidades, claras e escuras, de uma mesma cor. Um exemplo é aplicar um tom de laranja mais intenso no teto e outro mais suave nas paredes. Para criar um moderno efeito de continuidade, a dica é aplicar o mesmo tom de qualquer cor no teto e em apenas uma das paredes do espaço.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
O tamanho do ambiente é o próximo ponto a ser levado em consideração. "Cores escuras no teto podem causar uma sensação de achatamento. Se o espaço for pequeno, as cores claras são as mais indicadas, já que causam sensação de amplitude. Por outro lado, tonalidades mais vivas e quentes podem ajudar a transformar um ambiente muito amplo e alto em um espaço mais intimista e acolhedor", comenta Ana.
Algumas opções interessantes para ambientes pequenos e baixos são o azul, o rosa e o amarelo claros, por serem tons mais frescos e suaves. Já o vermelho escuro, se combinado com tons mais neutros como o bege, por exemplo, pode ser uma opção para tornar espaços muito altos e amplos mais aconchegantes.
"As cores estampam expressão e identidade e as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de refletir a própria personalidade na decoração de suas casas", considera a profissional da Suvinil.