Usar o bom senso é extremamente essencial no momento de decorar os ambientes da casa. Mesmo que você queira incluir na decoração objetos pessoais, é preciso avaliar se eles vão ficar esteticamente agradáveis e se serão funcionais. Além desse cuidado, é preciso ficar atento a três erros comuns que as pessoas cometem na hora de decorar. Confira quais são eles e aprenda como evitá-los:
As proporções adequadas
Quando pensamos na decoração de qualquer ambiente da casa, um dos critérios mais importantes é olhar para o seu tamanho, isso influencia diretamente as nossas escolhas. Tanto em espaços pequenos como nos grandes, é preciso tomar decisões corretas. Escolher móveis muito pequenos pode deixar o espaço vazio demais. Tire as medidas dos ambientes e adquira peças proporcionais ao tamanho do lugar. Seguir o bom senso nesta hora é super necessário: se o lugar é pequeno, prefira móveis menores e funcionais para ter a sensação de mais espaço, se o lugar for grande você pode distribuir melhor móveis e objetos para não ficar vazio e ainda adquirir uma identidade única.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Iluminação certa
O tipo de iluminação que escolhe para a decoração de cada espaço terão repercussões diretas nas sensações que se sentem dentro dele. Por isso, tente utilizar as diversas opções de iluminação para tirar aproveitar o espaço. No momento de planejar a iluminação mais adequada para a sua casa, é preciso levar em conta a necessidade de vários tipos de iluminação, que deverão desempenhar cada uma a sua função. Entre os principais tipos de iluminação estão: luz natural, luz elétrica, luz ambiente, luz de destaque e luz para tarefas.
No entanto, na questão iluminação não é somente o uso de luzes e lâmpadas. As cores das paredes também influenciam muito em cada cômodo da casa. Cores mais claras dão maior sensação de iluminação e transmitem mais calma no ambiente, enquanto as mais escuras, além de deixarem o ambiente mais escuro, também fazem com que o cômodo pareça muito menor.
Custo X Qualidade
Com a atual crise econômica e limitações de orçamento nos vemos comprando coisas em promoções ou de menor qualidade devido ao baixo preço. Porém nem tudo que é barato é bom. Para decorar ambientes é preciso ter paciência, pois não é uma tarefa fácil. No entanto, na hora de escolher os objetos de decoração, leve em conta que é um investimento. É melhor colocar elementos que tenham qualidade do que outros que mesmo sendo mais baratos podem quebrar mais fácil.
Nunca ouviu dizer "o que é barato sai caro"? Isto também se aplica na decoração! É certo que pode conseguir bons negócios, mas no caso de elementos decorativos que vão ser bastante usados (como é o caso de um sofá ou de uma cama), é aconselhável poupar um pouco de dinheiro para conseguir adquirir um de melhor qualidade.