Você já ouviu falar de "arranha-terra"? Pois Earthscraper ou "Arranha-terra" é o nome do arranha-céu subterrâneo criado por uma empresa de arquitetura mexicana. Com 65 andares, o prédio tem o formato de uma pirâmide invertida e chega a 300 metros de profundidade.
Concebido para ocupar o centro da Praça Zocalo, a principal da cidade do México, o edifício tem andares para residências, escritórios, um shopping e um museu. O buraco de 240m x240 no centro da praça seria coberto com um piso de vidro. Assim, a luz exterior chegaria ao prédio.
A forma de pirâmide invertida com um centro oco foi escolhida para que todos os espaços habitáveis pudessem aproveitar a luz natural e a ventilação. Isso deixaria a construção menos claustrofóbica.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Ao mesmo tempo em que apresenta uma alternativa para a falta de espaço para novas construções, o Earthscraper não viola as leis de construção mexicanas que proíbem a demolição de prédios históricos e limitam a altura de novos edifícios em oito andares.
O projeto da BNKR Arquitectura foi um dos finalistas em uma competição promovida pela revista eVolo para celebrar as melhores idéias no que se trata de arranha-céus.