A arte do mosaico está ganhando cada vez mais um espaço na decoração de diversos ambientes, sejam residenciais ou comerciais. Existem várias maneiras de se fazer um bom mosaico, mas com as instruções certas, materiais de qualidade e boa vontade, qualquer pessoa pode ingressar nesta arte, que além de deixar os espaços mais bonitos, ainda é uma ótima terapia.
O mosaico consiste em peças recortadas, que coladas próximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem.
Estas peças podem ser feitas de diversos materiais, embora a mais comum seja a pastilha de vidro. A pastilha de vidro é bastante fácil de manusear, podendo ser usada inteira ou em pedaços. Outros materiais também são utilizados como pastilhas de porcelana, pastilhas de resina, azulejos, gemas de vidro, apliques de cerâmicas e pedras.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Em geral, podemos dizer que em se tratando de mosaico não existem regras, o que vale é utilizar a imaginação e criatividade para compor os trabalhos.
Materiais necessários
Bases: Base de pedra ardósia cinza (preta), base de cimento, base cerâmica, vidro, base de MDF ou compensado.
Materiais: Pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana, azulejos, pastilhas de resina, gemas, pedras, apliques de cerâmica.
Ferramentas: Óculos de proteção, pinça, espátulas (de madeira, plástico e metal), avental, empenadeiras, torquês, cortadores de azulejo.
Produtos para (acabamento) aplicação: argamassas, rejuntes, colas, emulsão de silicone, borracha de silicone, cera em pasta, verniz.
Informações importantes
O mosaico na base de MDF ou compensado de madeira não pode ficar exposto ao sol e chuva, portanto não é indicado para ambientes externos. Tomar cuidado também para que não fique em ambientes muito úmidos, como banheiros. Não se recomenda utilizar madeira no lugar de MDF ou Compensado, pois a madeira poderá empenar (contrair e se dilatar) de acordo com as condições do ambiente. Já com o MDF ou compensado, isso não acontece. Nesta base, se utiliza como adesivo (para fixar as pastilhas, gemas, pedras, etc) a cola branca. A mais conhecida é a cola branca da Cascorex. Depois de fixada as pastilhas, utiliza-se o rejunte, que pode ser colorido ou branco. Depois de aplicado o rejunte na peça, é necessário esperar 7 dias para a cura total (secagem), e mais de 7 dias no caso de rejunte branco. Após a cura do rejunte, pode-se aplicar emulsão de silicone, seguido de cera em pasta.
O mosaico na base de cimento ou ardósia cinza resiste às intempéries do tempo, ou seja pode ficar tanto em ambiente externo como interno. Para fixar as pastilhas e gemas na peça é necessário o uso de argamassa. Por isso é muito importante verificar as instruções de uso da argamassa de cada fabricante. Algumas argamassas mais conhecidas são das marcas Quartzolit, Argamont e Quartzobrás. E há a opção de utilizar a argamassa mais indicada para cada material, como argamassa para pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana ou azulejo. Depois de fixada as peças do mosaico é necessário aplicar rejunte, embora algumas argamassas possam ser usadas tanto para fixação como para rejunte do mosaico. Após, a cura do rejunte, pode-se aplicar emulsão de silicone e cera em pasta. No caso da peça de mosaico ficar em um ambiente úmido, é necessária a aplicação de algum impermeabilizante (silicone ou verniz).
Mosaico na base de vidro - o vidro também pode ser utilizado como base para o mosaico, assim como peças de vidro cortadas podem ser utilizadas como matéria prima. No caso de utilizar a base de vidro, o adesivo pode ser borracha de silicone, cola Araldite ou cola branca. Visto que a cola branca demora mais para secar e pode fazer com que as pastilhas 'escorreguem'. No caso de utilizar vidro sobre vidro, ou seja pedaços de vidro sobre a base de vidro, deve-se tomar cuidado para escolha do adesivo (precisa ficar transparente após a secagem) e com a aplicação do rejunte, para que não manche a peça. As peças de vidro podem ser coloridas (causando um efeito interessante), ou seja, pode-se comprar o vidro já colorido, ou utilizar vidro comum e tingi-lo com verniz vitral colorido em um dos lados da peça. Na hora de aplicar o vidro na base, coloque com o lado do verniz para baixo. O mosaico em vidro não é tão comum, porém pode-se atingir resultados surpreendentes com este material.
Mosaico em cerâmica - para trabalhar com a base de Cerâmica é necessário utilizar a argamassa para fixar as pastilhas, porcelanas, azulejos e outros. E se, por acaso a base de cerâmica for um vaso, no qual será usado para plantar, é necessário impermeabiliza-lo por dentro. Senão, a cerâmica absorve a água usada na planta e com a umidade na base, pode causar estrago no mosaico. Para impermeabilizar utilize tinta betuminosa, passando duas ou mais demãos.
Cuidados especiais
Na hora de cortar as pastilhas com o torquês é necessário utilizar óculos de proteção pois, a pastilha pode estilhaçar e atingir os olhos.
Na hora de lidar com argamassa e rejunte, utilizar luvas de proteção, pois os componentes dos produtos podem ser prejudiciais a pele.
Procure utilizar rejunte colorido, ao invés de tingir o rejunte branco. Pois, primeiramente, a cor poderá ficar diferente a hora que secar, e além disso, se for necessário fabricar mais rejunte colorido, pode ser muito difícil encontrar a tonalidade desejada.
Para pegar peças pequenas de pastilhas na hora de colocar no mosaico, utilize pinças grandes que facilitam o trabalho.
Procure nivelar a peça de mosaico, para que a peça não tenha alturas muito diferentes, prejudicando o resultado visual do trabalho
Impermeabilize peças de cerâmica se estas tiverem contato com água e umidade.
Fique atento na quantidade de água na hora de preparar o rejunte. O ideal é que o rejunte (normalmente comprado em pó) junto com a água, se transforme em uma pasta consistente. Se for colocada muita água, na hora em que a peça de mosaico secar, ele poderá rachar, pois há evaporação da grande quantidade de água. No caso de rachar, faça uma pasta de rejunte mais consistente e preencha as rachaduras. (Fonte: www.cottage.com.br)