Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sustentabilidade em casa

Calcular consumo de água e energia reduz impactos ambientais e custos em obras

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 jun 2017 às 15:50
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Calcular o consumo de água e de energia elétrica de uma obra permite maior controle de custos e aplicação de políticas ambientais em uma construção. A tarefa, no entanto, ainda é uma dificuldade para muitos orçamentistas e engenheiros. O valor do consumo de energia elétrica de um aparelho, geralmente expresso pela unidade kWh (quilowatt-hora), é obtido multiplicando sua potência pelo tempo que será utilizado.

Como uma obra conta com diversos equipamentos que consomem energia – desde pequenas furadeiras até grandes elevadores –, é necessário listar todos eles e estimar dois dados: por quantas horas serão usados diariamente e quantas vezes serão utilizados ao longo da obra. Além disso, instalações provisórias do canteiro também consomem energia, como laboratórios, escritórios e refeitórios, e devem ser consideradas nessa matemática. Com essas informações, é possível cruzar os resultados para obter um valor aproximado do consumo de energia na obra. O uso de planilhas é recomendado para organizar a relação de números.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Para calcular o consumo de água, o conceito é o mesmo. Betoneiras e outros equipamentos que consomem água, assim como instalações destinadas à lavagem de peças e outros serviços de limpeza, devem entrar na conta. Novamente, é necessário estimar qual será o consumo de cada item por dia e quantas vezes ele se repetirá durante a obra. O valor costuma ser expresso em metro cúbico (m³), que corresponde a mil litros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

A industrialização do canteiro é um dos conceitos que melhor atende à redução de consumo de água e energia, uma vez que os materiais chegam prontos na obra e racionalizam processos. Uma alternativa para reduzir gastos de água no canteiro é a adoção de cisternas e sistemas de reutilização de água. É possível ainda especificar equipamentos e materiais mais econômicos quanto ao consumo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade