Das antigas jazidas das Minas Gerais, já saía há séculos a matéria-prima para a fantástica obra de Aleijadinho. As esculturas, portais e molduras das janelas das antigas igrejas mineiras inspiravam e admiravam o mundo. A pedra sabão possui extraordinárias características para o trabalho artesanal e artístico, sendo utilizada até os dias de hoje na execução de obras de arte e detalhes na construção civil.
Utilizada na Europa desde o início do século XV, foi no Brasil que ganhou os ares mineiros de um barroco característico de nossa terra. Variando em tonalidades de cinzas até o grafite, a pedra pode ser esculpida, polida e cortada em formatos diferentes, à serviço da criatividade humana. Possui uma beleza natural incontestável e sua dureza é semelhante a do mármore em geral, o que permite sua aplicação em revestimentos na construção civil em paredes e pisos de baixo a médio tráfegos, além da produção de peças únicas ára banheiros, como lavabos e banheiras.
Além de sua plasticidade e resistência, a pedra possui características refratárias para revestir lareiras e fornos interna e externamente, já que resiste a altas temperaturas.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Nos últimos 25 anos, a utilização da pedra sabão cresceu muito no norte da Europa (países frios) com a fabricação de fornos e estufas domésticas para acúmulo de calor.
Versátil
A versatilidade dessa pedra já é conhecida entre os artesãos, artistas e construtores em vários países. Os diversos utensílios como as requintadas panelas com detalhes metálicos e os revestimentos altamente resistentes para lareiras, além de criativos são também tradicionais.
Além de refratárias são capazes de reter o calor por mais tempo que muitos outros materiais, o que a torna ideal para revestir fornos, churrasqueiras e lareiras. Nos casos das panelas, grelhas e chapas, sua propriedade em conservar e distribuir o calor por mais tempo, sem alterar a composição e o sabor natural dos alimentos, tem tornado essa pedra uma excelente escolha entre os utensílios dos mais dedicados gourmets da atualidade.
Requinte personalizado, é o que se pode conseguir com a versatilidade e possibilidades de fino acabamento das peças em pedra sabão, nas diferentes texturas: polida, lixada, jateada, encerada, natural ou apicoada.
Fontes, repuxos e chafarizes ganham mais requinte e naturalismo quando executadas em pedra natural. A pedra sabão é excelente opção para os jardins também por suas características escultóricas que permite a execução das mais variadas formas em pias, bebedouros para pássaros, painéis, etc. E você pode encontrar essas peças já prontas no mercado, ou executar sob projeto.
Monumentos
Duráveis e resistentes ao tempo e às intempéries, essa pedra não perde jamais a beleza e a nobreza, confirmando ser digna dos mais importantes monumentos mundo a fora. No Brasil, de Aleijadinho a Cristo Redentor a pedra dá o toque de nobreza e resistência ao tempo.
Além das particularidades técnicas, a pedra sabão confere aos ambientes e objetos o requinte e a personalidade de um produto natural que resiste ao tempo, convivendo com a evolução da tecnologia e inspirando sempre novas possibilidades.
(Fonte: Casa & Cia Arquitetura)