Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Abuse dos desenhos

Cortina estampada é nova tendência na decoração de ambientes

Redação Bonde
13 jul 2016 às 11:31
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante muito tempo as cortinas eram vistas como complemento da decoração. Dessa forma, elas geralmente apareciam em cores neutras e tinham mesmo o papel de coadjuvantes. Mas isso vem mudando. Agora, cada vez mais, as cortinas ganham estampas e cores e conseguem se tornar protagonistas no espaço.

Para a designer de interiores Melina Mundim isso tem um motivo. "As pessoas têm buscado trazer mais personalidade para dentro de casa. E isso influencia a mudança de muitos conceitos utilizados anteriormente. No caso das cortinas, percebeu-se que elas poderiam ser importantes elementos estéticos", explica a profissional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas para que a cortina seja o destaque da decoração de um ambiente é preciso seguir alguns passos. "Deve-se apostar em tecidos com cores e estampas diferenciadas. O modelo também pode ser um fator chave. Detalhes criativos no barrado também chamam a atenção. O importante é que a cortina e o espaço sigam o mesmo conceito", ensina o arquiteto e designer de interiores Cioli Stancioli.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina



Quando a cortina é o ponto principal do espaço é importante que o restante das cores do projeto tenha bases mais neutras. Assim a cortina pode brilhar. "Ela pode ser da mesma paleta de cores, mas com um tom mais intenso ou mesmo fazer um contraste com os tons neutros usados no restante da decoração. O importante é saber dosar a composição e visualizar o ambiente como um todo", destaca Cioli.


Mas para que tudo isso seja possível, o primeiro passo é caprichar na escolha da cortina que vai ser a protagonista da decoração. "Primeiro tem que observar que tipo de cortina o ambiente pede. Depois define-se o modelo que pode ter efeito, ilhós, prega macho, prega francesa ou romana, duette e por aí vai. Ai pode-se partir para as cores e estampas", ensina Melina.

A profissional encerra com uma informação importante. "Vale ressaltar que somente nas cortinas de tecido há a possibilidade de brincar com as estampas. Nas demais, pode-se variar na cartela de cores", diz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade